Novo arcebispo de Goiânia lança Campanha da Fraternidade 2022

Neste ano, Igreja Católica escolhe o tema “Fraternidade e Educação” como reflexão para a quaresma

A Campanha da Fraternidade 2022 da Igreja Católica no Brasil foi lançada pelo novo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, 2, em Goiânia. O evento teve a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), plateia reduzida e foi transmitida pelo canal da Arquidiocese no YouTube. Diferente de outros anos, quando é celebrada na Catedral de Goiânia, a abertura da campanha ocorreu no auditório da área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), localizada na Praça Universitária, no Setor Leste Universitário.

A Igreja Católica escolheu para este ano o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31,26)”. Na ocasião, Dom João Justino relembrou que o tema já foi usado na campanha de 1982. “Apenas a Igreja no Brasil realiza a campanha da fraternidade. Um dispositivo pastoral bonito que trouxe ao longo desses quase 60 anos uma vitalidade para nossa igreja, fato que muitas pastorais nasceram a partir das proposições das campanhas da fraternidade”, destacou.   

Ao discursar, Caiado lamentou a qualidade da educação no Brasil. “Nós contratamos uma pesquisa para as escolas públicas, que mostrou que no segundo ano do ensino fundamental, nós pedimos ali, uma prova de fluência, 90% dos alunos são analfabetos”, salientou, acrescentando que a quantidade constatada não sabia ler.Para mudar essa realidade em Goiás, segundo o governador, foram investidos recursos para garantir melhorias e evitar a evasão escolar, sendo instalados equipamentos tecnológicos, reformas dos colégios e melhor fornecimento da alimentação. “Nós mandamos fabricar e entregar, a custo zero, 1,060 bilhão de conjunto de roupas, duas peças para cada estudante do estado de Goiás. Nós entregamos mochilas de qualidade, todo o material didático, 100% adquiridos por nós”, disse, fazendo relação ao tema da campanha da fraternidade.  



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.