O Prefeitura de Goiânia inaugura nesta terça-feira, 26, a nova Praça do Trabalhador, no Setor Norte Ferroviário da capital. As obras tiveram início em 2019 e, após enfrentar desafios ao longo do tempo, o projeto foi finalizado.

Com uma área total de aproximadamente 49 mil metros quadrados, o local abriga as feiras Hippie e da Madrugada. A praça será capaz de sediar eventos e também servirá como estacionamento.

Uma das principais mudanças incluiu a instalação de um novo calçamento, com piso de concreto tipo paver, que é permeável, para tentar resolver o problema de drenagem urbana.

A administração municipal também construiu três novos banheiros públicos e um edifício administrativo. Além disso, foram instaladas rampas de acesso e sinalização acessível. Duas novas subestações de energia elétricas foram construídas no local para atender às necessidades das bancas e evitar as interrupções de energia.

Inicialmente, a revitalização tinha um prazo de cinco meses para ser finalizada. A administração da obra foi transferida para a Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh) no início de 2021. Em junho de 2022, a execução da obra foi assumida pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), após o encerramento do contrato com a Construtora Ventuno em fevereiro do ano anterior.

A Comurg foi encarregada de concluir o processo de revitalização, que estava 74% concluído naquele momento.

Em dezembro, após não conseguir concluir a revitalização dentro do prazo original de 90 dias, que já havia sido objeto de um aditivo contratual, um novo acordo com a Seplanh estabeleceu uma nova data de entrega. Com essa medida, não será necessário emitir aditivos adicionais. Desde 2021, sob a administração de Rogério Cruz (Republicanos), foi a sétima data de entrega prometida, sendo a quarta sob a responsabilidade da Comurg.

Leia também: