Nova pesquisa aponta vantagem de 13% de Aécio Neves sobre Dilma Rousseff

Enquanto o tucano desponta com 56,4% dos votos válidos, a petista tem 43,6% da preferência do eleitorado

Aécio Neves e Dilma Rousseff lamentaram a morte do adversário político

Pesquisa Istoé/Sensus divulgada nesta sexta-feira (17/10) revela vantagem de quase 13% de Aécio Neves (PSDB) sobre a presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto o tucano desponta com 56,4% dos votos válidos, a petista tem 43,6% da preferência do eleitorado, o que revela uma diferença de 12,8%. Esse total representa cerca de 19,5 milhões de votos.

Considerando os votos totais, Aécio conta com 49,7% e Dilma, 38,4%. 12% se declaram indecisos ou dizem que votarão branco ou nulo. No levantamento da modalidade espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o tucano foi citado por 48,7% dos entrevistados, enquanto Dilma foi mencionada por 37,8%.

A aferição de rejeição demonstrou que quase metade dos consultados não votaria na presidente em nenhuma hipótese: foram 45,4%. Já a rejeição de Aécio é de 29,9%.

Especialistas dizem que os dados divulgados apontam para uma boa adesão dos eleitores de Marina Silva (PSB) ao projeto do peessedebista e que ele tem chances ainda maiores de crescer, já que seu índice de rejeição é menor que o da adversária.

A pesquisa foi realizada com 2 mil eleitores entre 14 e 17 de outubro em 24 Estados e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

 

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.