Uma nova onda de calor passará a atingir quase todas as regiões do Brasil nos próximos dias e elevar as temperaturas. Em partes do Centro-Oeste, há previsão de temperaturas de mais de 40ºC. Em Goiânia, a expectativa é de que as temperaturas cheguem aos 36ºC.

O Climatempo afirma que a massa de ar quente e seco deverá se estabelecer no Brasil na primeira semana de setembro. O fenômeno deve começar já na segunda-feira, 2. Segundo o Climatempo, os atuais modelos meteorológicos sugerem que a onde de calor pode ser mais longa.

Ao Jornal Opção, o meteorologista André Amorim explicou que a onda de calor deve se concentrar na região oeste de Goiás, próximo ao Mato Grosso do Sul, chegando até o Paraguai. “Vai ficar todo um ar seco e como não temos chuvas chegando, vai esquentar de novo”.

“Na região Oeste do Estado, as temperaturas podem chegar à 40ºC, o que é mais que o normal. Goiânia, por exemplo, as temperaturas estão chegando à 31ºC, com a massa devem chegar à 36ºC”, continuou.

De acordo com André, as altas temperaturas causadas pela onda de calor podem afastar a chuva, que pode acontecer no meio de setembro. “Não está aparecendo nada no radar, mas temos a expectativa de chuva para o dia 15 de setembro. A massa de ar frio veio e derrubou a massa de ar quente e seco. Agora tudo deve se repetir da mesma maneira. Então estamos com essa expectativa”, completou.

A onda de calor é um fenômeno que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito altas, ou seja, acima da média por uma sequência de dias. Os meteorologistas afirmam que para configurar onda de calor as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Leia também

Pode chover em Goiás a partir do próximo dia 15 de setembro, diz previsão