“Nos preparamos para entregar todas obras”, diz Iris

Com a finalização das obras, as ruas 87, 89, 90, 88 e 86 tiveram o trânsito liberado e sinalização de trânsito no local também foi toda concluída

Iris durante liberação do trânsito na Praça do Cruzeiro | Foto; Prefeitura/ Divulgação

“Nos preparamos financeiramente por três anos para entregar todas as obras que estavam inciadas e paralisadas por falta de pagamento”, disse o prefeito Iris Rezende (MDB) durante liberação do trânsito na região da Praça do Cruzeiro, na tarde desta sexta-feira, 27, em Goiânia. O ato faz parte da conclusão dos serviços das obras do BRT Norte-Sul.

Com a finalização das obras, as ruas 87, 89, 90, 88 e 86 tiveram o trânsito liberado e a sinalização de trânsito no local também foi toda concluída. “Isso vai mudar muito a vida do goianiense e mostrar a respeitabilidade do poder público para com o contribuinte. Vamos deixar todas essa obras concluídas no decorrer deste ano, se Deus quiser”, afirmou Iris.

O prefeito ainda lembrou que o déficit era de R$ 31 milhões e com mais de R$ 1 bilhão em dívidas, mas disse que a prefeitura está em condições de terminar todas as obras. “Minha determinação é que sejam liberadas assim que diquem prontas, como é o caso aqui da Praça do Cruzeiro,” declarou.

Com a obra pronta no entorno da Praça, os serviços serão transferidos imediatamente para a Avenida 84, até a Praça Cívica, e, para não fechar o trânsito totalmente no trecho, o Consórcio responsável vai usar o mesmo método utilizado na construção da trincheira da 90.

A ideia é fechar a circulação somente para os ônibus, enquanto é executado o pavimento de concreto do corredor. Após a conclusão dessa etapa é que será feita a pista para os demais veículos, com a requalificação total da via, envolvendo paisagismo e iluminação. O prazo para concluir as obras na Rua 84 é de 60 dias úteis.

Obras na Praça do Cruzeiro

Iniciadas no dia 23 de outubro do ano passado, as obras foram paralisadas no final do ano para as festas natalinas e retornaram no dia 11 de fevereiro deste ano, após o remanejamento dos postes pela Enel, mas os serviços foram suspensos pouco depois, devido à intensificação das chuvas na cidade.

No entorno da Praça foi construído o corredor em concreto para o BRT, o pavimento flexível em CBUQ, destinado aos demais veículos, e uma galeria de águas pluviais para melhorar a drenagem no local. Os meios-fios foram reconstruídos e foram implantadas as calçadas acessíveis. A iluminação pública será revitalizada, com a substituição das lâmpadas de sódio por luminárias em led.

As obras das duas estações de embarque e desembarque de passageiros, uma de cada lado da Praça, já foram iniciadas. Elas seguem o mesmo estilo das que foram aprovadas pelo Iphan para a Praça Cívica, com estruturas mais leves e vidro transparente, permitindo a visualização dos bens tombados. Cada plataforma ocupará um espaço no passeio de 3,5 m de largura. As plataformas deverão ser concluídas junto com toda a obra do BRT, no próximo mês de outubro.

Avenida Goiás

As obras na Avenida Goiás, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1, também continuam aceleradas. Estão sendo executados os pavimentos de concreto, do BRT, e flexível, dos demais veículos. A previsão é concluir e liberar o trânsito nesse trecho até o dia 3 de abril, continuando os serviços de requalificação da via, e iniciar no outro lada da Avenida, a partir da Avenida Independência, no dia 6 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.