Nos pênaltis, Atlético conquista 15º título do Campeonato Goiano

No tempo normal, decisão em partida única no Antônio Accioly ficou empatada em 1 a 1 entre Dragão e Azulão do Vale do São Patrício. Nas cobranças alternadas, time da capital levou a melhor por 5 a 3

O Atlético Clube Goianiense conquistou no início da noite deste sábado, 27, o 15º título do Campeonato Goiano. Em partida disputada no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Dragão empatou em 1 a 1 com o Goianésia, estreante em finais na competição estadual. O jogo único da decisão foi decidido nos pênaltis. O rubro-negro levou a melhor e fez 5 a 3 no Azulão do Vale do São Patrício.

A decisão do Campeonato Goiano de 2020 foi disputada às 16h30 deste sábado, 27, na casa do Dragão, o Estádio Antônio Accioly. Como fez a melhor campanha na primeira fase, com 26 pontos e oito vitórias, o Atlético pôde disputar a final de partida única contra o Goianésia em casa.

Estreante em finais, o Azulão do Vale do São Patrício fez a quarta melhor campanha da primeira fase, com 18 pontos e cinco vitórias. Atlético e Goianésia empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar da partida com gols de Zé Roberto, do Dragão, que recebeu cruzamento rasteiro de Dudu aos 2 minutos do segundo tempo, e Vanilson, que cobrou pênalti para o Goianésia no meio do gol do goleiro Jean aos 32 minutos da etapa final.

Nos pênaltis

Nas cobranças alternadas, o Atlético venceu por 5 a 3. O goleiro Jean abriu as penalidade para o Dragão e fez 1 a 0. Fabinho Alves empatou em 1 a 1 para o Azulão. Chico, do Atlético, e Dudu Itapajé, do Goianésia, também converteram: 2 a 2. João Victor, para o time da capital, e Vanilson, para o representante do interior, deixaram tudo igual em 3 a 3 nos pênaltis.

Na quarta batida, Roberson fez para o Dragão. Iran deslocou o goleiro Jean, mas abola explodiu no lado esquerdo do travessão: 4 a 3. O Goianésia nem chegou a bater o quinto pênalti. Zé Roberto balançou as redes e deu o título ao Atlético.

O título do Campeonato Goiano de 2020 marcou a despedida do técnico Marcelo Cabo, que irá comandar o Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. O Dragão, que começou a disputar o Brasileirão com o treinador Vagner Mancini, contratou Cabo para substituir o ex-técnico atleticano, que trocou Goiânia por São Paulo e foi comandar o Corinthians no meio da competição nacional.

Com Marcelo Cabo, o Atlético conquistou hoje o Campeonato Goiano, terminou o Brasileiro na quinta-feira, 25, na 13ª posição com 50 pontos e vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2021.

Temporada retomada em 2021

O Campeonato Goiano de 2020 foi suspenso no dia 15 de março do ano passado, assim que a 10ª rodada da competição teve seus jogos encerrados. Naquele momento, o governador Ronaldo Caiado (DEM), preocupado com a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 em Goiás, determinou o fechamento das atividades não essenciais durante a pandemia, inclusive a proibição das partidas de futebol.

A volta das competições esportivas veio acompanhada de um calendário apertado. O Goianão 2020 ficou sem datas pela disputa do Campeonato Brasileiro, que só chegou ao fim na semana passada. A competição estadual voltou a ser disputada no dia 13 de janeiro. As quartas, semifinais e final precisaram ser disputadas em partida única.

O Goiás, que recebeu a Aparecidense no Estádio da Serrinha, em Goiânia, ficou para trás nas quartas de final com uma derrota por 2 a 0. O Vila Nova também foi eliminado na segunda fase do estadual. Perdeu por 1 a 0 para o Jaraguá no Estádio Amintas de Freitas, em Jaraguá. O Goiânia foi rebaixado para a divisão de acesso por terminar a primeira fase na vice-lanterna com 11 pontos.

Caminhos de Atlético e Goianésia

Sobrou apenas o Atlético da capital na semifinal. Chegou à terceira fase depois de goelar o Anápolis em casa por 5 a 1. O Goianésia eliminou o craque no Estádio Valdeir Oliveira, no Vale do São Patrício, por 1 a 0. Nas semifinais, o Dragão bateu a Aparecidense, carrasca do Goiás, por 2 a 1 no Antônio Accioly. O Azulão foi à casa do adversário, o Jaraguá, e venceu por 3 a 1.

Na estreia do Goianésia em finais do Campeonato Goiano, não foi dessa vez que o título ficou com uma equipe do interior. Os clubes goianos de outras cidades que conquistaram o Goianão são o Anápolis (1965), Crac de Catalão (1967 e 2004), Goiatuba (1992) e o Itumbiara (2008).

O Atlético chegou hoje ao bicampeonato consecutivo do Goianão. Além das conquistas em 2020 e 2019, o Dragão venceu a competição em 2014 e 2011 na década que se encerrou no ano de 2020, com quatro títulos. O Goiás, que tem 28 troféus do Campeonato Goiano, encerrou a década 2011-2020 com seis títulos (2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018). O Vila Nova, com 15 conquistas, não vence o Goianão desde 2005.

Times da capital no Brasileiro 2021

Em 2021, o Atlético será o único representante goiano na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Vila Nova se sagrou tricampeão da Série C em 2020 e encontra o Goiás, que acabou de ser rebaixado da primeira divisão, na Série B deste ano.

O Dragão comemora hoje o título da temporada 2020 do Goianão, mas a competição de 2021 começa neste domingo, 28, com os jogos da rodada inaugural. A diferença do campeonato estadual do ano passado para o deste ano será a separação dos participantes por grupo.

No Grupo A estão os recém-chegados à primeira divisão Jataiense e Itumbiara, além de Atlético, Crac, Grêmio Anápolis e Anápolis. O Grupo B é formado por Goiás, Vila Nova, Goianésia, Aparecidense, Iporá e Jaraguá. As equipes de grupos diferentes só se enfrentarão caso se classifiquem para as quartas de final.

Veja quais são os jogos da primeira rodada do Campeonato Goiano de 2021:
Iporá x Goiás (domingo às 15h30)
Vila Nova x Jaraguá (domingo às 16 horas)
Grêmio Anápolis x Anápolis (domingo às 16 horas)
Itumbiara x Crac (domingo às 16 horas)
Atlético x Jataiense (adiado para 10 de março)
Goianésia x Aparecidense (adiado para 10 de março)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.