Nordestinos viram alvo de preconceito após vitória esmagadora de Dilma na região

Internautas tentaram justificar a preferência do eleitorado do Norte e Nordeste com ideias preconceituosas, como a suposta “falta de instrução política” dos estados que compõem estas regiões

A esmagadora vitória da presidenciável Dilma Rousseff (PT) nas regiões Norte e Nordeste sobre o segundo colocado na disputa ao Palácio do Planalto, Aécio Neves (PSDB), gerou, a exemplo das últimas eleições presidenciais, uma onda de comentários preconceituosos nas redes sociais contra os moradores dessas regiões.

No Norte, a petista contou com 50,52% dos votos e o tucano 28,26%. No Nordeste, a diferença é ainda maior. Na região, Dilma teve quase 60% da preferência do eleitorado, contra 15,40% de Aécio.

Pelo Twitter e Facebook, internautas tentaram justificar a preferência da população do Norte e Nordeste com ideias preconceituosas, como a suposta “falta de instrução política” e a “pobreza” dos Estados que compõem estas regiões.

Após dezenas de comentários ofensivos, foi criada nesta segunda-feira (6/10) uma página no Tumblr para reunir estas mensagens como forma de ironia à postura dos usuários.

Esta não é a primeira vez que os nordestinos são alvos de racismo durante o período eleitoral. Nas eleições de 2010, a região também sofreu com o ataque via redes sociais de internautas que creditaram ao Nordeste a vitória de Dilma sobre o tucano José Serra.

Veja alguns dos comentários publicados no Twitter no domingo (5) e nesta segunda-feira (6):

https://twitter.com/letmekill/status/518889890629836800

https://twitter.com/thafrancelino/status/518895521617182721

3 respostas para “Nordestinos viram alvo de preconceito após vitória esmagadora de Dilma na região”

  1. Antonio Alves disse:

    As críticas aos nordestinos, por
    ter votado na presidente Dilma, só mostra a visão social tacanha, com total
    desconhecimento da realidade do povo brasileiro. Sabe-se que bolsa isso e bolsa
    aquilo distribuídos pelo Governo não é o modelo sonhado pelas pessoas de bom
    senso, mas para quem vive em situação de completa miséria como vivem muitas
    pessoas no Brasil, os programas sociais estão garantindo alguma migalha de pão
    à mesa e acesso à universidade ao filho do pobre. Quem está criticando experimente
    levantar às 5 da manhã e ficar na faculdade até o meio dia com uma xícara de
    café com fiz durante anos, depois vá às redes sociais dar sua opinião, mas
    procure conhecer do assunto primeiro. Um detalhe: não tenho nenhum apreço pela
    Dilma, muito menos pelo Aécio.

  2. Celio disse:

    Gostaria de perguntar aos Exs Senhores E Senhoritas que estão contestando o Bolsa família, que se traduz em ALIMENTO, digo, COMIDA, se vão reclamar o fato dos magistrados do Brasil receberem auxílio moradia de R$ 4.300,00, sendo que, provavelmente os Promotores de Justiça, de todo o Brasil, também vão ter este Direito, ninguém vai reclamar que é bolsa esmola.Vocês reclama de algo POSITIVO, digo, reclamam do governo que fez, é a primeira vez na historia que vejo tal ignorância e Mesquinhez., Não compartilho e Detesto

  3. Nildo Marley. disse:

    tenho orgulho de sobra por nordestino, falo feio, mas! sou bonito por dentro e por fora. as mão de Deus devem ter me feito da poeira do nordeste, não recebo bolsa nada mais se recebesse não estaria roubando nada de ninguém, se o meu nordeste parar, o nosso país morre de fome, digo nosso por que é meu por direito, já vocês!!! vivem a depender desse que maltratam por estupidez, se a quela estátua de braços abertos no Rio de janeiro, que chamam de o cristo redentor pudesse fazer algum movimento ainda que fosse com os braços, já que não pode vir até aqui. ele mesmo apertaria a mão de um nordestino, e mandaria um abraço para o nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.