Internautas tentaram justificar a preferência do eleitorado do Norte e Nordeste com ideias preconceituosas, como a suposta “falta de instrução política” dos estados que compõem estas regiões

A esmagadora vitória da presidenciável Dilma Rousseff (PT) nas regiões Norte e Nordeste sobre o segundo colocado na disputa ao Palácio do Planalto, Aécio Neves (PSDB), gerou, a exemplo das últimas eleições presidenciais, uma onda de comentários preconceituosos nas redes sociais contra os moradores dessas regiões.

No Norte, a petista contou com 50,52% dos votos e o tucano 28,26%. No Nordeste, a diferença é ainda maior. Na região, Dilma teve quase 60% da preferência do eleitorado, contra 15,40% de Aécio.

Pelo Twitter e Facebook, internautas tentaram justificar a preferência da população do Norte e Nordeste com ideias preconceituosas, como a suposta “falta de instrução política” e a “pobreza” dos Estados que compõem estas regiões.

Após dezenas de comentários ofensivos, foi criada nesta segunda-feira (6/10) uma página no Tumblr para reunir estas mensagens como forma de ironia à postura dos usuários.

Esta não é a primeira vez que os nordestinos são alvos de racismo durante o período eleitoral. Nas eleições de 2010, a região também sofreu com o ataque via redes sociais de internautas que creditaram ao Nordeste a vitória de Dilma sobre o tucano José Serra.

Veja alguns dos comentários publicados no Twitter no domingo (5) e nesta segunda-feira (6):

https://twitter.com/letmekill/status/518889890629836800

https://twitter.com/thafrancelino/status/518895521617182721