Nora de investigado por fraude no Ipasgo consta no quadro de administradores de empresa que tenta impedir contratação no instituto
30 abril 2020 às 20h25
COMPARTILHAR
Defesa alega que cadastro de empresa está desatualizado
A Promed assistência médica, atualmente pertence ao grupo Haptech, que apresentou questionamentos e tenta impugnar uma licitação para contratação de uma plataforma administrativa que daria maior transparência ao Ipasgo. O que chama atenção nesse caso é que na inscrição da Promed junto a Receita Federa, figura o nome da nora do ex-diretor do instituto, Sebastião Ferro, que é investigado em supostos atos ilícitos na Operação Morfina, desencadeada pela Polícia Civil do Estado de Goiás.
[relacionadas artigos=”250266″]
A Haptech – empresa ligada a Hapvida – foi a única a impetrar solicitação para suspensão do certame do Ipasgo para contratação de nova plataforma de gestão. O questionamento refere-se ao motivo da Hapvida manter no seu grupo econômico a empresa Promed, que por sua vez tem em seu quadro de administradores Ana Karina Coelho Albuquerque Ferro, que é nora de Sebastião Ferro, investigado pela Polícia Civil de Goiás por supostas fraudes no Ipasgo – fraudes que a contratação do novo sistema pretende impedir.
Chama atenção o cargo descrito na inscrição do no CNPJ da empresa para a nora de Sebastião Ferro. Em geral, colaboradores de empresas que possuem seus nomes na inscrição da empresa se tornam responsáveis pela situação fiscal, tributária e até civil do negócio.
Em contato com a defesa de Sebastião Ferro, o advogado Pedro Paulo Medeiros, afirma que nenhum familiar dele é sócio ou tem interesse na licitação pública do Ipasgo. Sobre o nome de Karina ainda estar no quadro de administradores da empresa, o advogado argumenta que as informações estão desatualizadas. “Ela já foi funcionária de uma delas, mas já não é mais há muito tempo”, aponta. Segundo o advogado, há mais de um ano ela não pertence aos quadros de funcionário da empresa.
Entenda
- Em 2012 a Polícia Civil iniciou investigações contra Sebastião Ferro de Moraes, que era um dos sócios majoritários do Hospital e Maternidade Jardim América, e assumiu o cargo de diretor de Saúde do Ipasgo. Sebastião também foi o fundado do América Planos de Saúde.
- O Grupo America passou a ser composto pela PROMED Assistência Médica Ltda, Hospital Jardim América Ltda, Hospital Multi Especialidades Ltda., Jardim América Saúde Ltda. e América Clínicas Ltda, AME Planos de Saúde Ltda, Hospital PROMED Ltda, Clínica de Oftalmologia Jardim América Ltda, Centro de Diagnóstico e Laboratório Santa Cecília Ltda.
- Em 2019 operadora de planos de saúde Hapvida fechou acordo para a aquisição do rival Grupo América, de Goiás, por R$ 426 milhões.
- Hapvida é uma empresa de capital aberto listada na Bolsa de Valores. Atua em diversas frentes: hospitais (dentre eles, o Jardim América), planos de saúde (Hapvida, América Saúde, PromedGoias ) e tecnologia (Haptech e Infoway, esta última comprada pela Hapvida em abril de 2019 e que se juntou para formar a Maida Health).
Integra da nota da defesa
Essas informações (Cadastro da Promed Junto a Receita Federal) são desatualizadas… ainda mais em tempo de Covid… devem ser informações antigas.. Ninguém da família é sócio de qualquer das empresas mencionadas e/ou tem qualquer interesse nessa ou qualquer outra licitação pública. Basta olhar o quadro social das referidas empresas, ela nunca foi sócia de qualquer delas. Ela (Ana Karina) já foi funcionária de uma delas, mas já não é mais há muito tempo.
Registros na Receita Federal