COMPARTILHAR

Além disso, o país ultrapassou a marca de três mil mortes diárias ainda na terça-feira

Ala de hospital com pacientes de Covid-19

O Brasil atingiu nesta quarta-feira, 24, a marca de 300 mil mortes por Covid-19 após uma sequência de recordes negativos de mortes diárias e o sistema de saúde em colapso em todas as regiões do país. O registro é do consórcio de veículos de imprensa que assinalou 300.015 óbitos pela doença até as 16h20 desta tarde.

A triste marca foi registra apenas um ano e sete dias depois de o primeiro caso confirmado de morte por Covid-19 no Brasil. Além disso, o país ultrapassou a marca de três mil mortes diárias ainda na terça-feira, 23. O país é hoje considerado o epicentro da pandemia no mundo.

Diante dos recordes negativos, o Ministério da Saúde anunciou novos critérios para confirmação de mortes por Covid-19. A pasta passou a exigir CPF, número do Cartão Nacional do SUS, nacionalidade e histórico de vacinação. O que, na prática, deve dificultar os registros. A mudança já faz efeito na queda de registros de óbitos em São Paulo.

Em junho do ano passado, o governo federal havia deixado de informar total de mortes e casos de Covid-19 no país. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diz que seria “melhor para o país”.

Nesta quarta, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) o país registrou 1.999 óbitos nas últimas 24 horas. Além de 89.414 casos novos casos. São 12.219.433 casos no total.