No fim do prazo para registrar candidatura, Goiânia tem quase 500 candidatos a vereador a menos que em 2020
14 agosto 2024 às 17h31
COMPARTILHAR
No último dia do prazo para registrar candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Goiânia registrou 460 candidatos a vereador a menos que no pleito municipal de 2020. Ao todo, são 653 candidatos registrados até às 15h15 desta quarta-feira, 14, contra 1.113 registrados em 2020.
Para este pleito, a queda no número de candidatos à prefeito da capital também é notável. Em 2020, 16 candidatos ao Paço foram registrados nas eleições, sendo que uma acabou ficando inapta a concorrer. Nas eleições deste ano são 7, sendo que seis já estão registrados no painel da Justiça Eleitoral.
O número de concorrentes à prefeitura neste ano, no entanto, é similar ao das eleições de 2016, que também teve 7 candidatos registrados. Porém, o número de candidatos à Câmara Municipal ainda é menor em 2024 que em 2016. Para se ter ideia, Goiânia tem o menor número de candidatos à vereador desde o pleito de 2008.
Segundo o cientista político Guilherme Carvalho, o fenômeno pode ser explicado pela redução do número de partidos e o fim das coligações proporcionais. “E preciso ter chapas em que de fato os vereadores tem o voto para conseguir fazer mais cadeiras. Não existe mais aquilo de colocar candidatos que fazem um ou dois votos”, explica.
Outro ponto, segundo Guilherme, é a “cláusula de barreira” que “fez com que houvesse menos partidos no sistema partidário porque impactou na concessão por exemplo de recurso do fundo partidário, o que tem feito com que partidos sumissem”, continua.
Ainda de acordo com o cientista político, essas mudanças fez com que partidos mudassem seus requisitos. “Os partidos que sobraram tem critérios de seleção mais rígidos porque para fazer cadeiras precisam selecionar candidatos que tenham competitividade. Então essa é uma tendência que deve continuar nas próximas eleições”, completa.