No Palácio das Esmeraldas, familiares e amigos se despedem de Nion Albernaz

Ex-prefeito de Goiânia foi vítima de uma parada cardíaca em casa nesta quarta-feira (6/9)

Familiares e o governador Marconi Perillo prestam homenagem ao ex-prefeito Nion Albernaz

O corpo do professor e ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB) foi velado na noite desta quarta-feira (6/9), no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia.

Familiares e amigos prestaram as últimas homenagens em uma solenidade marcada por tristeza. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que fez questão de ceder a sede do poder Executivo, lembrou que Nion Albernaz foi um dos seus espelhos políticos e que, sem ele, jamais teria sido eleito em 1998.

“Goiânia está de luto. Perdemos o maior e melhor prefeito da história de Goiânia, um homem inteligente, cuidadoso, que fez da modernidade um instrumento para melhorar a vida das pessoas em suas três gestões como prefeito. Foi inovador, trabalhador, que transformou Goiânia em referência mundial, a Goiânia das Flores”, comentou.

Iris Rezende

O atual prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB), lembrou da história que os dois tinham juntos. “Foi meu secretário de Finanças, eu o indiquei prefeito em 1982. O conheci com profundidade, sei das suas qualidades, da sua honradez. Fui aluno dele no Lyceu nos anos de 1954 e 1955. Ninguém é capaz de aquilatar o valor do professor Nion Albernaz mais do que eu, é uma convivência de muitos anos”, afirmou.

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB) também lamentou a perda do ex-prefeito: “Professor deixa uma marca muito grande não só como profissional da Educação, mas como político. Fez administrações impecáveis, foi constituinte, brilhou em Brasília. Tive a honra de ser colega dele na Assembleia Nacional Constituinte. Nion foi um dos mais atuantes de 1988. Goiás perde muito”, completou.

Maguito Vilela

Visivelmente emocionado, o neto e espólio político do ex-prefeito, Thiago Albernaz (PSDB), falou em nome da família.

“Um dia triste. Vai em paz, sob a proteção do espírito santo, nosso Deus. Temos convicção de  que ele descansou e cumpriu sua missão. Estamos orgulhosos da trajetória brilhante que ele traçou aqui, sempre humilde, carismática, humano. Para mim, como neto apaixonado, agradeço por tudo aquilo que ele plantou”, lembrou.

O jovem ex-vereador diz que tem uma responsabilidade grande pela frente, mas que o mais importante é preservar sua memória. “Nosso Pai o chamou para plantar flores no céu, colorir os céus, levando alegria que era tão sua”, completou abalado.

O enterro será realizado nesta quinta-feira (7/9) às 10 horas. Nion faleceu nesta quarta (6) por volta das 15 horas, em casa. Ele foi vítima de uma parada cardíaca.

Thiago Albernaz se emocionou durante a entrevista

No velório, estavam presentes na cerimônia, o governador Marconi Perillo (PSDB) e a primeira-dama Valeria Perillo. Além deles, o ex-senador Mauro Miranda (PMDB); o ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela (PMDB); os prefeitos de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), de Vianópolis, Issy Quinan (PP); os deputados Lincoln Tejota (PSD), José Vitti (PSDB), Virmondes Cruvinel (PPS), Giuseppe Vecci (PSDB), Eliane Pinheiro (PMN), Lucasl Calil (PSL); os vereadores Dra Cristina (PSDB), Anderson Bokão (PSDC), o conselheiro do TCE Sebastião Tejota; os secretários Tayrone di Martino (PSDB) e Raquel Teixeira.

Entre os familiares, Thiago Albernaz, neto de Nion, bastante emocionado, e Luciana Albernaz, filha.

Deixe um comentário

wpDiscuz