No dia do Soldado, Zé Eliton é agraciado com a honraria da Medalha do Exército Brasileiro

Também receberam a honraria o ex-governador Marconi Perillo, o delegado-geral da PC, André Fernandes e o comandante da Polícia Militar, coronel Silvio Vasconcelos 

Governador José Eliton recebendo a Medalha Exército Brasileiro | Foto: Humberto Silva

O governador José Eliton recebeu a Medalha Exército Brasileiro, entregue pelo general de Brigada Mário Fernandes, na comemoração do Dia do Soldado, na manhã desta sexta-feira (24/8). A solenidade foi no Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiás (Copespe), em Goiânia.

A honraria é justificada pela corporação como reconhecimento por ações de destaque ou serviço de relevante valor que tenha enfatizado a importância do Exército Brasileiro para o País e seus cidadãos.

A medalha é uma distinção pelo trabalho de destaque em favor do país concedida a cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas organizações militares. “Para mim, como chefe do Executivo Estadual, é uma honra ser agraciado com a homenagem por essa instituição tão valorosa que protege seus cidadãos e que representa a soberania nacional”, declarou José Eliton.

Além da Medalha Exército Brasileiro, o Comando de Operações Especiais do Exército em Goiás agracia integrantes da tropa no Estado que se destacaram em suas atividades com medalhas de diversas categorias. Atualmente, o efetivo do Exército em Goiás é de aproximadamente 1.000 policiais.

Chefe do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiás, o general de Brigada Mário Fernandes entregou a medalha, também, ao ex-governador Marconi Perillo; ao delegado-geral da Polícia Civil André Fernandes de Almeida; ao comandante da Polícia Militar, coronel Silvio Vasconcelos Nunes; ao juiz Hamilton Gomes Carneiro; à consultora jurídica da União Poliana Rodrigues de Almeida Lima; ao deputado estadual Henrique Arantes; e a Rodrigo Teixeira de Oliveira, considerado amigo do Copespe.

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, desde 1923, como forma de homenagear os soldados do Exército Brasileiro que dedicam suas vidas em defesa da Pátria. A data homenageia Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803, no Rio de Janeiro. Aos 34 anos Duque de Caxias foi responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Ele foi vitorioso em várias rebeliões nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como na Revolta dos Farrapos.

Deixe um comentário