COMPARTILHAR

No cenário nacional, o resultado seria similar: senador venceria com 48% dos votos. Em segundo turno disputado por Lula e Alckmin, entretanto, haveria empate técnico

Foto: George Gianni; Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Foto: George Gianni; Heinrich Aikawa/Instituto Lula

De acordo com dados divulgados pelo Ibope Inteligência no último sábado (11/7), se as eleições para a presidência da República fossem realizas hoje, o senador Aécio Neves (PSDB) venceria o ex-presidente Lula (PT). No Centro-Oeste, o tucano recebeu 51% das intenções de voto enquanto o petista recebeu 35%. 11% dos entrevistados responderam que votariam branco ou nulo e 3% não souberam ou preferiram não responder.

No cenário nacional, o resultado seria similar: o senador venceria com 48% dos votos contra 33% do ex-presidente. Em outra simulação, dessa vez em um segundo turno disputado por Lula e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a disputa ficaria em um empate técnico. Alckmin receberia 44% dos votos, enquanto o ex-presidente receberia 43%. Nesse caso, 12% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo e 2% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa foi realizada em 142 municípios entre os dias 13 e 17 de junho. Mais de duas mil pessoas com idades a partir dos 16 anos responderam as perguntas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e o nível de confiança é de 95%.