Em primeiro boletim epidemiológico que confirma recuperados, Ministério da Saúde diz que de casos notificados, 55% já se recuperaram do novo coronavírus

João Gabbardo – secretário executivo do MS

O Ministério da Saúde (MS) divulgou o número de recuperados no país da Covid-19. Este é o primeiro boletim da pasta que informa os casos de infectados recuperados desde o primeiro paciente confirmado no Brasil. Segundo o MS, 55% das pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus já se recuperaram. Ao todo, esses pacientes somam 14.026 com a saúde restabelecida.

“Eu só posso falar em paciente recuperado, a partir de paciente que eu confirmei que teve coronavírus. Não posso falar em recuperação de assintomáticos”, falou João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Ou seja, a pasta só pode comunicar como curados, aqueles casos que foram notificados.

Dos 25.262 infectados até o último boletim, 1.532 se tornaram vítimas da doença. No momento, 9.504 estão internados, aguardando exames ou em recuperação, enquanto 14.026 já foram recuperados da Covid-19.

De acordo com o MS, não se pode dizer que essas pessoas estão curadas, pois não se sabe do potencial de transmissão ou novas infecções mesmo após o fim dos sintomas.