*Colaboração de Giovanna Campos, Bonny Fonseca e Pedro Moura

Prefeitos eleitos, reeleitos ou em encerramento do mandato nos municípios da região Metropolitana anunciaram uma força-tarefa para eleger Sandro Mabel (UB) no 2° turno da disputa em Goiânia. A iniciativa busca reforçar a campanha nesta reta final, sobretudo nas regiões que fazem divisa com Goiânia. A mobilização foi organizada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) nesta terça-feira, 15, após a base aliada conquistar um grande número de prefeituras em 6 de outubro.

Em um espaço lotado por lideranças, o governador Ronaldo Caiado falou da importância de se combater aqueles que atualmente ‘demonizam’ a política para se beneficiar dela. “Ninguém é forte sozinho. Eu acredito na boa política, acredito exatamente como se faz política. O que não pode é ninguém querer achar que, nunca na vida passou pelas dificuldades de uma política, de repente querer ditar regras para nós, sendo que na vida a única candidatura que fez foi cassada. Pera ai, meu amigo. Calma, devagar. Você já quer chegar e sentar na janela”, disse Caiado.

Em sua fala, Caiado faz referência ao candidato do PL, Fred Rodrigues. “Todos nós fazemos parte da política. Nós temos honra em fazer política. A gente ganha porque a gente tem honestidade e princípios pra praticar a boa política. E quando vem alguém para desqualificar a política, tratar como se fosse algo predatório, não podemos permitir”, alertou o governador.

Caiado afirmou que nesta eleição em Goiânia a disputa se dá entre a competência e a incompetência. “Quem você contrataria para cuidar da sua empresa? Sandro Mabel ou o concorrente? Então, para nossa cidade você deve pensar nisso também. É o candidato com mais responsabilidade e competência”, enfatizou.

Apoio a Mabel

Anunciaram apoio a Mabel os prefeitos reeleitos pelo União Brasil em Trindade (Marden Júnior), Senador Canedo (Fernando Pellozo), Hidrolândia (Zé Délio), Goianápolis (Jeovazinho) e Santo Antônio de Goiás (Kleber de Freitas). Também os prefeitos reeleitos de Santa Bárbara, Job Martins (PDT); e de Abadia de Goiás, Wander Saraiva (PP). Ainda, o prefeito reeleito de Jaraguá, Paulo Vitor (UB), veio a Goiânia anunciar que vai trabalhar para eleger Mabel. Além dos mandatários executivos, participaram também deputados estaduais, 13 vice-prefeitos e dezenas de vereadores.

Prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox (UB) destacou que se empenhará na divisa de Goianira com a capital para assegurar a eleição de Mabel. “É uma missão por termos compromisso com a boa gestão”, anunciou. Haroldo Naves (MDB), que preside a Federação Goiana dos Municípios (FGM), também anunciou engajamento: “Goiânia não aguenta mais um gestor sem experiência e capacidade”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), pediu que cada líder se engajasse de maneira firme nos próximos dias em ações organizadas. “Vamos planejar e executar ações para que Mabel seja muito bem votado. É o melhor candidato para administrar Goiânia”, comentou. Outros 12 parlamentares, com base eleitoral na região Metropolitana, também participaram do encontro e reforçaram apoio a Mabel.

Mabel conquistou ainda o reforço dos novos prefeitos de Inhumas (Zé Essado), Guapó (Frank Estevam) e Brazabrantes (Marcio Tuca), todos eleitos pelo União Brasil. Além deles, apoiam Mabel neste segundo turno os eleitos em Aragoiânia, Waldir da Fokus (Podemos); Bonfinópolis, Lucas do Galdino (MDB); e Terezópolis, Fhelipe do Bill (PP). O atual prefeito de Nerópolis, Gil Tavares (Republicanos), e a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly (PP), também definiram apoio a Mabel.

Aparecida de Goiânia

Presente no encontro, Leandro Vilela (MDB), candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, também recebeu os mesmos apoios. “Nós temos mais de 26 km de divisa entre Goiânia e Aparecida que nos separam. Então nós precisamos fazer uma gestão integrada, integrada com os senhores da região metropolitana também pra que nós possamos ter mais eficiência e resultado pra nossa população”, afirmou Vilela.

O candidato chamou a atenção para falhas na atual administração da cidade. “Lá em Aparecida colocaram esse toten de segurança na rua: R$ 14.850 por mês R$ 1,5 milhão em algo que ninguém usa. Eu fiz um compromisso ousado de colocar 9 mil crianças nos CMEIS e nós vamos colocar. Vai custar 5 bilhões e já arrumei 30% do recursos”.

Ele destacou que pela primeira vez, Goiânia terá a oportunidade de ter um prefeito conectado com a Região Metropolitana. “Somos um time que tem um líder, que é um técnico, que é exemplo pra nós, que é o governador Ronaldo Caiado, com a sua postura e integridade, que pegou esses estado em Goiás esfarelado esfarinhado e acabado”, pontuou Vilela.

“Nós não vamos envergonhá-los, nós não vamos desonrar vocês. Nós vamos fazer gestão com eficiência, com responsabilidade, com compromisso pra fazer aquilo que a população acredita na gente”, garantiu o candidato governista.

No discurso, Vilela apontou que Aparecida sobre com higienização e limpeza básica, assim como Goiânia. “É lixo na calçada, nos canteiros, nas ruas, é cidade sem iluminação. Isso vai incomodando a gente. Então nós vamos, com o apoio de todos juntos, mostrar o quanto é importante a eleição do Sandro [Mabel] aqui tudo que nós podemos fazer nós temos feito também ajudando colaborando”, destacou.

Leandro Vilela aproveitou a oportunidade para alfinetar Jair Bolsonaro, que veio à Capital difamar Caiado, chamando o governador de Goiás de “covarde” pela sua atuação na pandemia. “O ex-presidente vem aqui no nosso estado prestar um desfavor e desserviço, não deu conta de vencer uma reeleição e vem meter a colher de pau onde não é chamado”, afirmou.