Natal do Bem é fechado e Prefeitura de Goiânia acende alerta após tempestade atingir capital
27 dezembro 2023 às 18h45
COMPARTILHAR
Devido às intensas chuvas da tarde desta quarta-feira, 27, o Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) anunciaram que Natal do Bem, no Oscar Niemeyer, será fechado temporariamente para manutenção.
“Estamos mobilizando nossas equipes para realizar os reparos indispensáveis, visando garantir um ambiente seguro para receber as famílias goianas nos próximos dias”, disse em nota.
Pela cidade, equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) comunicaram que suas equipes estavam prontas para atender às demandas.
Impactos
Foi registrado um expressivo volume de chuvas, acompanhado de rajadas de vento. Nos locais identificados com maior incidência, a Defesa Civil informou que esteve presente para disponibilizar auxílio às pessoas possivelmente afetadas.
Equipes da Comurg ainda informaram que foram registradas quatro quedas de árvores nos setores Marista, Oeste, Estrela Dalva e Forteville, além de dois casos de galhos quebrados.
Inicialmente, prioriza-se a desobstrução das vias, seguida pela remoção dos galhos. A Comurg recebe notificações pelo WhatsApp: 99855-8555 e Teleatendimento: 3524-8555.
Por fim, a Seinfra esclareceu que os córregos estão dentro da capacidade e não houve transbordamento, embora tenham ocorrido enxurradas em alguns pontos da cidade. Quanto ao viaduto da Avenida H, a Prefeitura de Goiânia informou que continua trabalhando na expansão da rede de drenagem. Atualmente, as redes estão sendo construídas na altura da Rua 52, no Jardim Goiás.
A conclusão da obra, prevista para o início de 2024, é estimada como solução para o problema, com a efetiva ligação da rede de drenagem.
Ocorrências
Nesta tarde, equipe do Corpo de Bombeiros atenderam duas ocorrências que, segundo a corporação, tenham sido causadas possivelmente pelas chuvas.
Na primeira, o vidro da estrutura de um estabelecimento comercial caiu depois da queda de uma árvore sobre a praça de alimentação do Shopping Bougainville, que fica na Rua 9, no setor Marista. O Jornal Opção entrou em contato com a assessoria, que informou que lamenta o acidente, mas já trabalha para “minimizar o impacto e garantir a segurança dos seus clientes e colaboradores”. [Veja a nota na íntegra ao final do texto]
Segundo o Corpo de Bombeiros, três crianças e um adolescente ficaram feridos após a queda do vidro, mas ambos estavam conscientes.
Já outra ocorrência, na Rua das Palmas, no Parque Oeste Industrial, uma árvore caiu e causou obstrução da via. Ninguém ficou ferido.
Os bombeiros ainda atenderam dois chamados de acidentes, mas, conforme a corporação, não é possível afirmar que as chuvas foram a causa. Na primeira ocorrência, um motociclista morreu após uma batida envolvendo um caminhão na Avenida Perimetral Norte, no Setor Progresso.
No outro acidente, um motociclista apresentou traumatismo cranioencefálico (TCE), além de um corte na perna, depois de se envolver em uma batida com um carro na Rua 88, no Condomínio das Esmeraldas. A vítima foi transportada para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Nota do Shopping Bougainville
“A tempestade com rajadas de ventos que atingiu a cidade de Goiânia na tarde de hoje, dia 27, foi tão forte que derrubou duas das placas de vidro que fazem parte da estrutura do Shopping Bougainville, no setor Marista. O acidente aconteceu na praça de alimentação e os estilhaços atingiram quatro pessoas de forma leve. Todos receberam atendimento no local e foram orientados.
A administração lamenta o ocorrido e está tomando todas as providências para minimizar o impacto e garantir a segurança dos seus clientes e colaboradores. A área afetada foi prontamente isolada e equipes de manutenção já estão trabalhando no reparo da estrutura danificada. O Shopping Bougainville reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos os frequentadores e permanece aberto, com todas as demais operações funcionando normalmente.”
Leia também: