Nasa divulga fotos inéditas da superfície de Plutão, coberto de gelo e névoa

A sonda New Horizons foi lançada da Flórida (EUA) em janeiro de 2006, e só se aproximou do planeta anão no último dia 14

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou na última sexta-feira (24) novas fotos de Plutão captadas pela sonda New Horizons. Nas imagens inéditas, é possível ver que o planeta anão é coberto por névoa e possui gelo em sua superfície.

Conforme a Nasa, foram capturadas imagens que mostram nevoeiros de até 130 quilômetros acima da superfície de Plutão, com duas camadas bem diferenciadas: uma de até 80 quilômetros e outra de aproximadamente 50 quilômetros.

A New Horizons também detectou em Plutão provas de “gelos exóticos”, conforme definiu a agência espacial; além de sinais de atividade geológica recente de uma placa de gelo, que pode ser que continue em movimento, de forma semelhante às geleiras da Terra.

“Nossas expectativas foram mais que superadas. Com gelo solto, uma química exótica em sua superfície, cordilheiras e um amplo nevoeiro, Plutão está mostrando uma diversidade verdadeiramente emocionante de geologia planetária”, afirmou o diretor adjunto da Nasa, Jonh Grunsfeld, em comunicado.

A sonda New Horizons foi lançada da Flórida (EUA) em janeiro de 2006, e só se aproximou da superfície de Plutão no último dia 14. Desde então, as primeiras imagens do planeta anão têm chamado a atenção de todo o mundo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.