COMPARTILHAR

Mané de Oliveira trabalhou por mais de 50 anos na crônica esportiva, além de ter sido eleito duas vezes deputado estadual com recorde de votos

Deputado Mané de Oliveira | Foto: Marcos Kennedy

O governador de Goiás, o prefeito de Goiânia, entre outros políticos e clubes de futebol lamentaram a morte do jornalista esportivo e ex-deputado estadual Manoel de Oliveira neste sábado, 13. O cronista esportivo fora diagnosticado com câncer de pulmão, fígado e intestino em setembro de 2020. Mané deixou esposa, sete filhos e netos

Em nota, o governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou: “Foi com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do jornalista esportivo e ex-deputado estadual Mané de Oliveira.” O vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), em seu perfil no Facebook, contou que conviveu com Mané de Oliveira em seu último ano de mandato, e relatou: “Era um comunicador nato e fez carreira também na televisão com um jeito único de informar e entreter. Mané, descanse em paz!” 

Em seu perfil no Twitter, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) escreveu: “Lamento o falecimento do jornalista esportivo e ex-deputado estadual Manoel José de Oliveira, que faleceu nesta madrugada aos 80 anos. Sua dedicação ao trabalho e senso de justiça são marcas que, evidentemente, ficarão para sempre. Meus sentimentos a família e amigos pela perda.”

Alexandre Baldy, presidente estadual do Partido Progressistas (PP), também expressou tristeza por meio de nota. “Mané, como era carinhosamente conhecido, deixou grande legado no Jornalismo Esportivo e também na política. Como deputado estadual, trabalhou arduamente em prol do bem-estar de nossa gente. Desejo conforto aos familiares e amigos”, declarou.

O ex-deputado e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, publicou: “No Dia Mundial do Rádio a crônica esportiva goiana perde um dos seus maiores expoentes: o radialista e ex-deputado Mané de Oliveira. Um homem de muita luta e que merece todas as homenagens. Meus sentimentos aos familiares e demais amigos”

Clubes de futebol também utilizaram as redes para honrar a memória do cronista esportivo. O Goiás Esporte Clube, o Vila Nova Futebol Clube, o Atlético Clube Goianiense publicaram notas de pesar lamentando o falecimento do jornalista. 

A última participação de Mané de Oliveira em um programa de rádio foi registrada pela  Rádio Sagres 730:

Veja na íntegra a nota de pesar escrita por Ronaldo Caiado:

Foi com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do jornalista esportivo e ex-deputado estadual Mané de Oliveira.

Mané, que é natural de Pires do Rio, Sudeste goiano, trabalhou por mais de 50 anos na crônica esportiva, com passagem por diversas rádios e jornais do Estado. Tem no seu histórico a maior votação como deputado estadual nas eleições de 1986 e 2014, que foram as duas vezes em que foi eleito para o mandato parlamentar.

Esse goiano que fez história na sua área de atuação, lutava contra um câncer, e morreu na madrugada deste sábado, aos 80 anos, deixando imensa tristeza e saudades para todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver. 

Seu trabalho de excelência na crônica esportiva e sua dedicação à família são parte do legado que ele deixa. 

Manifesto minha solidariedade a todos que hoje sofrem com essa grande perda, em especial à esposa, aos sete filhos e netos de Mané. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de cada um de vocês nesse momento de imensa dor.