“Não sou candidato em hipótese nenhuma” diz Maia enquanto Alcolumbre tenta viabilizar reeleição

Nos bastidores, senador estaria articulando a aprovação de uma PEC que permita sua reeleição. No entanto, parlamentar nega qualquer iniciativa neste sentido

Foto: Colagem/Internet

Nos bastidores, a conversa é que o senador Davi Alcolumbre (DEM) tem articulado entre os colegas de Parlamento uma maneira de viabilizar sua reeleição como presidente da Casa, em fevereiro de 2021. No entanto, quem estaria resistente à ideia seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que, segundo o jornal Estadão, teme que as possíveis alterações na lei — supostamente buscadas pelo senador — possam ser interpretadas como uma tentativa de se perpetuar no poder.

Maia, inclusive, já descartou a possibilidade de se candidatar à reeleição, ainda que isso fosse possível. “Se ele [Alcolumbre] vai tratar desse tema no Senado, vai depois colocar um problema na Câmara. Não sou candidato à reeleição em hipótese nenhuma”, disse Maia ao jornal paulista.

Vale lembrar que a Constituição impede a reeleição dos presidentes da Câmara e Senado em uma mesma legislatura. Para que a reeleição aconteça, seria necessária a aprovação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) para alterar o regime de ambas as Casas legislativas.

De acordo com o Estadão, Alcolumbre nega que esteja se movimentando na tentativa de aprovar uma possível mexida na Constituição. “A PEC não existe, não está na Câmara nem no Senado, não tem número, nem assinatura”, argumenta o senador. (Com informações do jornal Estadão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.