Na Diocese de Goiás, José Eliton discute digitalização de arquivo existente desde 1749

Em conversa com bispo Eugênio Rixen, governador garantiu esforço para entrega da rodovia dos Romeiros

José Eliton na Cidade de Goiás | Foto: Wildes Barbosa

Em reunião realizada no fim da manhã dessa quarta-feira (25/7) com o bispo da cidade de Goiás, Dom Eugênio Rixen, o governador José Eliton discutiu algumas demandas da diocese. O bispo pediu ao governador ajuda para reformar a Catedral, na cidade de Goiás, e também agilidade na conclusão da rodovia dos Romeiros, na GO-070. José Eliton também encaminhou ao secretário da Casa Civil, Fernando Tibúrcio, solicitação para providenciar a digitalização todo o arquivo Dom Tomas Balduíno, existente desde 1749.

Ele despachou as demandas para que os auxiliares tomem as devidas providências. Participaram da reunião a prefeita de Goiás, Selma Bastos, a deputada estadual Eliane Pinheiro, a primeira-dama, Fabrina Müller, e colaboradores da dioceses.

Na oportunidade, o bispo Eugênio Rixen e a prefeita Selma agradeceram todo o apoio dado pelo governador às demandas da cidade. Por sua vez, José Eliton reiterou seu compromisso com Goiás e afirmou que, assim como o ex-governador Marconi Perillo, não mede esforços para atender os anseios da sociedade. “É muito importante que tenhamos a capacidade de interagir e de buscar soluções conjuntas. Quando você tem parceiros na execução de algum projeto, a probabilidade de sucesso é bem maior”, disse se referindo à parceria entre Prefeitura, Estado e Igreja.

Dom Eugênio Rixen 

Eugene Lambert Adrian Rixen nasceu na Bélgica, no dia 03 de julho de 1944. Fez os estudos elementares e primários na escola municipal da La Calamine, sua cidade Natal, e os estudos secundários em Beauring, Ciney, Louvaine Theux, de 1956 a 1962. Em 1964, obteve o diploma de professor. Cursou Filosofia em Sint-Truiden, diocese de Liège, Bélgica, de 1964 a 1966.

Fez Teologia na Universidade Católica de Louvain, como aluno do “Colegium pro América Latina”, obtendo a Licença em Ciências Morais e Religiosas. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1970. De 1970 a 1972, frequentou o Instituto Superior de Pastoral e Catequese de Paris, França, especializando-se em catequese para crianças e jovens. Em dezembro de 1998, foi nomeado bispo da cidade de Goiás.

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.