Na COP28, Goiás adere a rede internacional para redução das emissões de carbono

05 dezembro 2023 às 18h57

COMPARTILHAR
Goiás ingressou oficialmente no último domingo, 3, durante a COP28, em Dubai, na Coalizão Under2, uma rede internacional dedicada a alcançar a neutralidade climática até 2050. O propósito é reunir estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais em um compromisso conjunto de eliminar as emissões de gases de efeito estufa até o máximo de 2050.
Fundada em 2003, a Coalizão Under2 é uma organização internacional sem fins lucrativos, com presença em diversos países, como Inglaterra, Estados Unidos, Índia, Holanda e China. A organização mantém relações com mais de 220 estados e governos locais.
“Os benefícios de compor a Coalizão Under2 são o suporte técnico e os recursos financeiros fornecidos, inclusive por meio do Fundo Futuro, que ajuda governo signatários a desenvolverem planos de redução de emissões de longo prazo”, explica o analista da Gerência de Mudanças Climáticas da Semad, João Pedro Gurgel.
O analista destaca que a adesão à Coalizão Under2 oferece não apenas um compromisso claro com a neutralidade climática, mas também possibilita a troca de experiências entre gestores. Isso inclui o compartilhamento de inovações e políticas bem-sucedidas para acelerar a transição para uma economia livre de emissões de gases de efeito estufa.
A adesão à coalizão é um pré-requisito para participar da iniciativa “Corrida para o Zero”, respaldada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto congrega de maneira voluntária entidades não governamentais, tais como empresas, municípios, regiões, instituições financeiras, educacionais e de saúde, visando a tomada de decisões assertivas e imediatas em prol da redução das emissões globais, com a meta de alcançar uma redução de 50% das emissões até 2030.
Para integrar a coalizão, o Estado de Goiás está sujeito ao pagamento de uma anuidade no valor de US$ 3.500,00, além de cumprir as disposições estatutárias e participar das assembleias gerais da Under2, seja de forma presencial ou virtual.
Leia também: