Pré-candidato ao governo recebeu título de Cidadão Goianiense e discursou para ampliar o trânsito entre os vereadores de Goiânia

A convite da vereadora Gabriela Rodart (PTB), o deputado federal e pré-candidato ao Governo de Goiás Major Vitor Hugo (PL) esteve na Câmara Municipal de Goiânia nesta quinta-feira, 7, para receber o título de Cidadania Goianiense. Durante a sessão, Major Vitor Hugo exaltou o trabalho dos parlamentares e recebeu apoio de outros políticos.

A presença de Vitor Hugo faz parte de um esforço dos governadoriáveis em ampliar o trânsito entre os vereadores de Goiânia. Recentemente, ele conseguiu como aliados os vereadores Sandes Júnior (PP) e Willian Veloso (PL), além da Rodart. Antes dele Marconi Perillo (PSDB), Gustavo Mendanha (Patriota) e Wolmir Amado (PT) também compareceram à Casa para articular com membros do Poder Legislativo da Capital.

Além do senadoriável Wilder Morais (PL), os pré-candidatos à reeleição a deputado estadual Eduardo Prado (PL), Major Araújo (PL) e Cláudio Meirelles (PL), demais pré-candidatos e lideranças políticas da Capital e interior prestigiaram a cerimônia. Ela foi acompanhada pelo presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), e o decano da Casa, Anselmo Pereira (MDB). O pré-candidato a deputado federal Gustavo Gayer (PL) não compareceu a homenagem.

No discurso, Major Vitor Hugo usou a sua trajetória política no Estado para justificar preparo para assumir o cargo de governador e destacou recursos destinados para as prefeituras goianas, por meio de emendas parlamentares. “Meu objeto é avançar em projetos futuros. Acredito que Deus faz milagres. O fato de não estarmos bem posicionados nas pesquisas indica derrota. Bolsonaro em 2018, contando com um partido nanico, conseguiu se eleger presidente da República. Ele é uma prova de superação”, argumentou.

Espaço de articulação

Recentemente, passaram pela Casa outros pré-candidatos ao Governo de Goiás. Em caminho oposto, o ex-secretário Paulo Ortegal assumiu a missão de ampliar a base do governador Ronaldo Caiado (UB) na Casa Legislativa. Entre ações de sua articulação, esteve um encontro entre o chefe do Executivo estadual e 21 dos 35 vereadores da Capital, ocorrido no Palácio das Esmeraldas no dia 10 de maio. Além dos parlamentares de Goiânia, Caiado revelou que chegou a receber outros 1,9 mil vereadores do Estado e que o número não foi maior por conta do distanciamento provocado pela pandemia de Covid-19.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) esteve na Câmara Municipal de Goiânia no dia 31 de maio para prestigiar a posse do primeiro suplente do Podemos na Casa, vereador Welton Lemos. Em meio aos rumores de que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) cogita entrar na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, ele voltou a falar publicamente sobre a possibilidade durante visita à Câmara Municipal de Goiânia no dia 2 de junho, onde discursou em tom de pré-candidato.

A disputa por espaço resulta em um legislativo municipal dividido. A participação na sessão plenária, por exemplo, rendeu apoio de vereadores para a pré-candidatura ao governo e tratamento do tucano como governadoriável por parte de alguns parlamentares.