Na ANTT, Marconi define construção de plataforma multimodal da Norte-Sul
21 novembro 2017 às 19h07
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Edital será publicado em dezembro no Diário Oficial da União, e a licitação realizada em fevereiro do ano que vem, informou o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos
O governador Marconi Perillo garantiu nesta terça-feira (21/11), em reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, a realização de obra estratégica para o crescimento da economia de Goiás nas próximas décadas: a construção de uma plataforma multimodal para a Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde. Bastos disse a Marconi e à delegação goiana que esteve no encontro que o governo federal vai atender o pleito do governo estadual e do setor produtivo e lançar o edital da obra já no mês que vem.
A licitação da plataforma será realizada em fevereiro. Ela será usada na transposição, para a Norte-Sul, da produção agropecuária e industrial da região, promovendo a integração entre os modais rodoviário e ferroviário. Até o anúncio, essa transposição estava restrita a Santa Helena, onde a Valec Engenharia já tem um pátio à disposição para o carregamento das composições da Norte-Sul. Segundo ele, a Velec fará o pátio da plataforma em Rio Verde.
“A construção da plataforma é uma conquista extraordinária para a economia de Rio Verde e do Sudoeste Goiano, resultado da luta do governador Marconi Perillo em prol da região”, disse Jacqueline Zaiden, membro do Conselho de Desenvolvimento de Rio Verde (Coderv), que participou da reunião de trabalho de Marconi com Bastos. O deputado federal Heuler Cruvinel e o deputado estadual Lissauer Veira, parlamentares que representam o município e a região, também participaram do encontro.
A construção da Ferrovia Norte-Sul começou em 1987, com traçado entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO), de modo a atravessar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. A partir de 2006, o governo federal decidiu ampliar a linha férrea, com a inclusão do trecho entre Anápolis e Panorama (SP) e, em seguida, de Panorama a Chapecó (SC), e desta até Rio Grande (RS). Com a expansão até o território paulista, a ferrovia atravessará todo o território goiano, influenciando diretamente 34 municípios do Estado.