Mutirão oferta atendimentos do Vapt Vupt, segurança pública e esporte à Região Noroeste de Goiânia

Estado montou uma estrutura na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol. São esperados milhares de goianienses em dois dias de evento

O cidadão que comparece ao Mutirão Iris Rezende, promovido pelo Governo de Goiás, tem acesso a uma série de serviços gratuitos nas mais variadas áreas, inclusive da segurança pública, esporte e lazer e aqueles relacionados à emissão de documentos e regularização de demandas junto a órgãos estaduais ou à Enel. Para isso, o Estado montou uma estrutura na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol. São esperados milhares de goianienses em dois dias de evento – neste sábado e domingo.

A Secretaria da Administração (Sead), por exemplo, disponibiliza estande do Vapt Vupt. A expectativa é realizar cerca de 500 atendimentos, como: emissão de 1ª e 2ª vias do Cadastro de Pessoa Física (CPF), 2ª via de conta de água, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e de Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), e recadastramento da Goiás Previdência (GoiasPrev). Outros serviços, como emissão de Carteira de Identidade e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), serão realizados pelos órgãos responsáveis, também no mutirão.

Os interessados devem ficar atentos aos documentos necessários para a realização de cada um dos atendimentos. Para emissão de alguma das vias do CPF, por exemplo, é preciso apresentar comprovante de endereço, documento de identificação oficial com foto, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor ou comprovante de alistamento eleitoral. A lista de itens imprescindíveis está disponível no site do Vapt Vupt: https://vaptvupt.go.gov.br/.

A Sead também levou sete totens do Expresso. O equipamento de autoatendimento oferece mais de 20 serviços de forma totalmente digitalizada, como emissão de segunda via da fatura de água, solicitação de primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de existência de débitos por CPF, entre outros. Os cidadãos terão auxílio de servidores da pasta para acessar o atendimento de forma simples e rápida, sem necessidade de senha.

Direitos do consumidor, segurança e energia elétrica
O Programa Estadual de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon Goiás) está a postos para receber e processar reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços, bem como prestar orientações aos consumidores. O objetivo é aproximar o órgão dos cidadãos que, eventualmente, estão em situação de vulnerabilidade em suas relações consumeristas. Já a Polícia Civil ofertar confecção de 300 carteiras de identidade, sendo 200 no sábado e 100 no domingo. Há ainda, atendimento individualizado relacionado a situações de violência doméstica, familiar e de gênero, com registro dos casos que configurarem infrações penais.

A Polícia Militar participa do mutirão com: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com orientações para as famílias (pais, crianças e adolescentes); o Batalhão Maria da Penha, com orientações às mulheres; e equipes especializadas que farão ações interativas junto ao público, como os batalhões com Cães e Ambiental, Regimento de Cavalaria e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O Corpo Musical da PMGO (Banda de Música) faz apresentações.

O Corpo de Bombeiros promove palestras e orientações sobre segurança doméstica no contexto do projeto “Casa mais Segura”, bem como orientações gerais e requerimentos de serviços técnicos (inspeções e análise de projetos). Há ainda ações de prevenção relativas ao evento, com a disponibilização de unidade de resgate e caminhão de combate a incêndio e fornecimento de extratos de ocorrência.

Para receber demandas da população a Enel Distribuição Goiás também montou um estande. A empresa vai disponibilizar atendimento móvel e cadastro no Tarifa Social de Energia Elétrica, além da troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, com alto consumo de energia, por outras mais econômicas, de LED. E ainda, o Ecoenel, projeto que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. Para participar, os clientes devem levar material reciclável que descartam em suas casas: papel, vidro, metal, plástico, entre outros. Em troca, recebem bônus na sua conta de luz ou de outra unidade consumidora.

Esporte e Lazer
Um dos espaços da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) conta com um tatame de artes marciais, em que serão feitas apresentações do Construindo Campeões, projeto de iniciação esportiva criado em 2019, que oferece aulas de karatê e judô. Atualmente, são mais de 3 mil alunos atendidos em 33 municípios goianos. No local, os interessados poderão se inscrever para 200 vagas que serão abertas no Colégio da Polícia Militar Ayrton Senna, no Jardim Curitiba.

Já a segunda tenda oferta serviços de lazer, além da apresentação de projetos desenvolvidos pela pasta na atual gestão. Serão disponibilizados brinquedos para as crianças e equipamentos como cama elástica, futebol de sabão, pebolim, multiparque e tênis de mesa. Outra área que está presente no Mutirão é o paradesporto. Em um dos espaços da tenda são montadas estruturas para apresentações do basquete em cadeira de rodas e parabadminton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.