Mutirama se torna Parque Iris Rezende Machado

Matéria foi aprovada em segunda votação, nesta terça-feira, 23. Texto segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos)

Homenagem escolhida pela Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei que nomeia o Parque Mutirama com o nome do político Iris Rezende Machado (MDB) foi aprovado em segunda votação, na manhã desta terça-feira, 23. Agora a matéria segue para sanção do Paço Municipal, pelo prefeito da cidade, Rogério Cruz (Republicanos).

O político faleceu no último dia 9. Desde então, homenagens vêm sendo discutidas e cogitadas por parlamentares. A proposta é de autoria do presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), mas foi assinada pelos 35 vereadores.

O parque foi idealizado pelo ex-prefeito de Goiânia na década de 1960. No entanto, sua inauguração não contou com a presença de Iris, uma vez que o político havia sido cassado pela ditadura militar dias antes da abertura. Ao Jornal Opção, o presidente da Casa já havia explicado que o local foi escolhido para homenagear Iris por se tratar da obra que o ex-prefeito tinha maior carinho.

“Foi a primeira que ele fez como político e é a parte de Goiânia mais simbólica para lembrar a memoria de Iris Rezende, já que foi o primeiro e um dos poucos parques de diversão públicos do Brasil, de modo que tanto o pobre quanto o rico passaram a ter um local para se divertir”, explica Romário.

O nome Mutirama é uma combinação de ‘mutirão’, ação que fortemente marcou suas gestões, com autorama. Os mutirões de Iris foram iniciados em seu primeiro mandato na chefia do Executivo municipal goianiense. Caso de repercussão mundial, a Vila Mutirão, que nasceu da construção de mil casas populares em um único dia, foi o ápice dessas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.