O deputado federal por Goiás, Gustavo Gayer (PL), relatou em seu Instagram que na quinta-feira, 19, recebeu uma ligação do bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, SpaceX e da plataforma X. A conversa, segundo ele, durou cerca de 30 minutos. “Sei que muitos não vão acreditar, mas é verdade. Musk não foi derrotado, e Alexandre de Moraes não venceu. Musk entendeu que precisamos do X”, afirmou Gayer.

O deputado explicou que decidiu divulgar a conversa porque muitos acreditavam que Musk havia se rendido às imposições de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Gayer mencionou que questionou o bilionário sobre porque ele havia aceitado essas condições. “Elon Musk me disse que o algoritmo do X é como um organismo vivo, e, se não for alimentado, morre. Ou seja, se a plataforma ficar muito tempo sem interação com os usuários, começaria a se deteriorar, e a disputa seria por algo morto, sem sentido resgatar um defunto”, destacou o parlamentar.

Gayer também afirmou que Musk aceitou as condições temporariamente porque, apesar das dificuldades e da censura, o X é a única rede em que os brasileiros ainda podem expressar suas opiniões sem o risco de serem removidos pela plataforma, diferentemente de outras redes sociais.

Outro ponto importante revelado por Musk, segundo o deputado, é que o X pode ser usado pelos usuários para mobilizar os senadores durante uma eventual votação do impeachment de Alexandre de Moraes, permitindo que o mundo saiba o que está acontecendo no Brasil. Por isso, concluiu Gayer, Musk considerou necessário acatar a decisão do ministro, em prol da liberdade de expressão dos brasileiros.

Leia também:

Alexandre de Moraes dá cinco dias para X comprovar representante legal no Brasil

Elon Musk cede a Moraes, indica representante do X no Brasil e suspende perfis de extremistas

“Ele voltou”: alguns usuários brasileiros relatam o retorno do X (antigo Twitter)