Música e solidariedade em troca de roupa (quase) nova no Escambo Ahma

Grupo de mulheres realiza sarau para arrecadar agasalhos e cobertores para pessoas em estado de vulnerabilidade. Quem ajudar pode sair de lá com um terno ou roupa de festa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma iniciativa para quem quer aquecer a vida do outro. Não só literalmente, por um item material, mas também por demonstrar generosidade e compartilhar amor. Essa é a ideia do Escambo Ahma – sigla para Grupo de Ações Humanitárias e de Meio Ambiente – que realiza nesta sexta-feira, 2, um sarau no Café Português, a partir das 19h30. Além de recitação de poesias, haverá show com os cantores Rafael Alvino e Demur Moreira, que entraram com sua cota de solidariedade ao doar os respectivos cachês para a campanha.

O Ahma tem por missão resgatar a autoestima e provocar uma mudança positiva no comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente, à conservação patrimonial, ao respeito e à gentileza no trânsito, por exemplo. Com a chegada do inverno, a arrecadação de itens como agasalhos, cobertores e roupas de frio para pessoas em estado de vulnerabilidade se torna um dos focos do grupo.

A ideia do Escambo Ahma é um aprimoramento da antiga feira de trocas. Para tanto, a idealizadora do Ahma, Viviane Marques, juntamente com as cofundadoras do grupo, Marina Rosaura e Rejane Brito, inventaram uma moeda: o escambo – a propósito, o nome pelo qual era conhecido o processo de negociação antes do surgimento do papel moeda. Ela será usada para quem fizer a doação poder adquirir peças de vestuário já previamente conseguidas pelo grupo. Há inclusive ternos e roupas de festa à escolha. Ou seja, quem participar pode chegar com um cobertor na mão e sair “pronto” para ir a um casamento ou outro evento social.

Como? É simples, como explica Viviani: “Um agasalho ou coberto usado vale 1 escambo; já um agasalho ou coberto novo vale 2 escambos. Essas ‘moedas’ poderão ser trocadas pelas peças em exposição, à escolha”, diz ela, que é bacharel em Direito e sempre se motivou a fazer trabalhos comunitários. O sarau será hoje, mas o local recebe interessados em ajudar até o dia 10 de junho.

Para ter acesso às fotos das peças para troca e outras informações sobre o evento e o grupo, acesse o perfil da Ahma no Facebook.

Serviço
Evento: 1º Sarau do Ahma / Escambo Ahma
Dia e horário: nesta sexta-feira, a partir das 19h30 (evento segue até 10 de junho)
Local: Café Português – Avenida C-182, nº 539 – Jardim América, Goiânia
Ingressos: entrada franca

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.