Museu de Arte de Goiânia realiza a mostra “Amaury Menezes”

Exposição composta de 26 obras e produção de Malu Cunha, curadoria de Antonio da Mata e texto crítico da cubana Dayalis Gonzáles Perdomo

Foto: Reprodução

O artista plástico Amaury Menezes será homenageado com a mostra “Amaury Menezes”, no Museu de Arte de Goiânia (MAG), na sala que leva seu nome. Com produção de Malu Cunha, curadoria de Antonio da Mata e texto crítico da cubana Dayalis Gonzáles Perdomo, a exposição será aberta nesta terça-feira (18/12), às 19 horas, na Sala Amaury Menezes.

A exposição é composta de 26 obras que pertencem ao acervo do MAG e do artista e estará aberta à visitação até 3 de fevereiro de 2019, com entrada franca. “Amaury Menezes” foi contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e conta com apoio cultural do Grupo Navesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos maiores expoentes das artes plásticas do Estado, Amaury amplificiou a visibilidade da arte goiana com suas representações de cenas urbanas e cotidianas. Tanto que recebeu diversas homenagens ao longo da carreira e participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Filho de Plínio Moreira de Menezes e Maria Elizabeth de Araújo Menezes, nasceu em 25 de julho de 1930 na cidade de Luziânia/Goiás. Chegou a Goiânia no início de 1936, sendo, portanto, um dos pioneiros da nova capital, onde testemunhou o crescimento da cidade e sua evolução cultural.

Cursou a Escola Goiana de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação dos professores Frei Confaloni, Dj Oliveira, Gustav Ritter e Luiz Curado. A partir de 1961 foi professor na mesma Escola de Belas Artes nas cadeiras de Desenho e Plástica e, em 1968 foi um dos fundadores e o primeiro diretor do Departamento de Artes e Arquitetura da UCG.

Exerceu o magistério até 1986, quando, em solenidade no Teatro Goiânia, foi homenageado pela UCG e Ministério da Educação com o “Título de Notório Saber”. Em 2014 recebeu, do Governo do Estado de Goiás, o Troféu Jaburu, a mais importante outorga conferida pelo Conselho Estadual de Cultura.

Serviço:
Exposição “Amaury Menezes”
Abertura: 18 de dezembro de 2018, das 19 às 22 horas
Visitação: até 3 de fevereiro de 2019
Horários: de terça a sexta feira, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas
sábado, domingo e feriado, das 08 às 18 horas
Local: Museu de Arte de Goiânia – MAG. Endereço: Rua 01, 605 Bosque dos Buritis – Setor Oeste
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Agendamento: (62) 3524 1196/1189
Entrada Franca

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.