Candidaturas femininas ao Legislativo não chegam a 40% em Goiás; veja quais partidos têm mais mulheres concorrendo
19 setembro 2026 às 11h21

COMPARTILHAR
Mesmo com as mulheres sendo maioria do eleitorado goiano – em 2026, elas representam 53% do eleitorado estadual, elas representam somente 39,1% das candidaturas aptas aos cargos de deputada federal e deputada estadual em Goiás nas eleições deste ano. Ao todo, são 318 mulheres entre 813 candidaturas consideradas aptas, segundo dados do DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levantados neste sábado, 19, pelo Jornal Opção.
A maior quantidade absoluta de candidatas está na Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas, com 32 mulheres. Em seguida aparecem MDB, com 26; PL, com 24; Federação Brasil da Esperança, com 23; e PODE, com 22.
Os cinco grupos concentram as maiores quantidades de candidaturas femininas no levantamento, embora apresentem percentuais diferentes quando comparados ao total de candidaturas de cada legenda.
União Progressista lidera
A Federação União Progressista é a que apresenta o maior número de mulheres entre as candidaturas aptas em Goiás. São 32 candidatas em um universo de 60 registros, o equivalente a 53,3%.
Na disputa estão nomes como o da deputada Silvye Alves, das vereadoras Valeria Pettersen, Camila Rosa e Liliane Costa, entre as candidatas a deputada federal. Para a Assembleia Legislativa, aparecem, entre outras, a ex-prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, e a ex-presidente do CRC-GO, Sucena Hummel. A relação completa está no fim da reportagem.
MDB aparece em segundo
O MDB registra 26 candidatas entre suas 56 candidaturas aptas, o que corresponde a 46,4%. Entre os nomes que disputam uma vaga para deputada federal está a deputada Flávia Morais, que busca reeleição. Na lista para a Alego aparecem outras 19 mulheres. Ao todo, são 26 candidatas do partido no levantamento.
Já o PL aparece na terceira posição em número absoluto, com 24 candidatas em um total de 60 registros aptos. As mulheres representam 40% das candidaturas da legenda. Entre as candidatas a deputada federal estão deputada Magda Mofatto, Adília Roriz e Camila Mondardo. O partido também possui 16 mulheres na disputa por vagas na Assembleia Legislativa.
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, aparece com 23 mulheres entre 60 candidaturas aptas. O percentual feminino é de 38,3%. Na disputa federal estão, entre outras, a deputada Delegada Adriana Accorsi e Maju Ferrari, que é a candidata mais jovem da legenda. A federação também tem 15 candidatas para deputada estadual.
OPodemos, por sua vez, aparece com 22 candidatas entre 57 candidaturas aptas, o equivalente a 38,6%. Nove mulheres disputam vagas para deputada federal e outras 13 aparecem na disputa estadual. Entre os nomes da disputa federal esta a ex-vereadora de Goiânia Gabriela Rodart.
Demais partidos
Depois dos cinco grupos com maior número de candidatas aparecem a Federação Renovação Solidária, com 21 mulheres; PSDB/Cidadania, com 20; Republicanos e NOVO, com 18 cada; PSOL/Rede e PSB, com 17 cada; AGIR, com 16; MOBILIZA, com 15; Democrata e DC, com 13 cada; PSD, com 11; PDT, com seis; Missão, com quatro; e UP, com duas.
318 mulheres na disputa
O levantamento aponta que a participação feminina está distribuída entre 19 partidos e federações. Em números absolutos, a União Progressista concentra a maior quantidade de candidatas, com 32, enquanto a UP apresenta o menor número, com duas.
O percentual geral de mulheres é de 39,1% das 813 candidaturas aptas. A proporção varia entre as legendas, de acordo com o tamanho de cada chapa. A União Progressista, por exemplo, tem 53,3% de mulheres, enquanto o MDB registra 46,4% e o PL, 40%.
Veja a lista completa à seguir:
| Partido/Federação | Mulheres | Total de candidaturas | Percentual |
|---|---|---|---|
| União Progressista | 32 | 60 | 53,3% |
| MDB | 26 | 56 | 46,4% |
| PL | 24 | 60 | 40,0% |
| Brasil da Esperança | 23 | 60 | 38,3% |
| Podemos | 22 | 57 | 38,6% |
| Renovação Solidária | 21 | 57 | 36,8% |
| PSDB/Cidadania | 20 | 60 | 33,3% |
| Republicanos | 18 | 45 | 40,0% |
| NOVO | 18 | 58 | 31,0% |
| PSOL/Rede | 17 | 43 | 39,5% |
| PSB | 17 | 46 | 37,0% |
| AGIR | 16 | 39 | 41,0% |
| MOBILIZA | 15 | 39 | 38,5% |
| Democrata | 13 | 30 | 43,3% |
| DC | 13 | 41 | 31,7% |
| PSD | 11 | 27 | 40,7% |
| PDT | 6 | 18 | 33,3% |
| Missão | 4 | 13 | 30,8% |
| UP | 2 | 4 | 50,0% |
| Total | 318 | 813 | 39,1% |
Leia também
TRE-GO confirma 858 candidatos nas eleições de outubro; veja quem ficou de fora










