O vereador por Iporá, Moises Victor Magalhães (Republicanos), publicou um vídeo de uma mulher que recebe ofensas machistas por filmar a derrubada de árvores. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira, 30, na Avenida Minas Gerais, no centro de Iporá. A mulher abriu um boletim de ocorrência na delegacia. No documento, consta a tipificação como crime contra o meio ambiente, porque houve destruição de plantas. Também investigarão a injúria contra a mulher.

Segundo o BO, derrubaram dois ipês naquela rua, uma branco e outro amarelo. Quando a mulher grava a situação, é possível escutar várias falas do funcionário que executa o serviço. São frases como: “Vai cuidar dos seus cachorros, doida”, “Tem o que fazer não?”, “Vai arrumar um macho para você lavar vasilha, apanhar todo dia”.

Trecho do Boletim de Ocorrencia | Foto: Acervo Pessoal / Jornal Opçao

“Os funcionários são nada mais, nada menos do que um reflexo do patrão”, afirma o vereador em suas redes ao se posicionar sobre o assunto. Ele ainda alerta: “Vamos por a mão na consciência, que outubro está chegando”, diz ele em referência às eleições para prefeito e para vereador, que acontecem em 2024.

Confira o vídeo:

Em resposta ao Jornal Opção, o prefeito Naçoitan Leite (sem partido) afirmou que as árvores, na verdade, receberam uma poda. Além disso, ele explica que o funcionário não é da prefeitura, e sim terceirizado. Segundo Naçoitan, ele sequer sabe quem é o funcionário, porque são mais de 1.400 servidores. “Foi errado, agora eu quero saber quem foi. Segunda-feira pela manhã você pode me ligar para saber quais serão as providências, que eu já terei um veredito”, disse o prefeito.

Narrativa da vítima segundo a polícia | Foto: Acervo Pessoal / Jornal Opção

Entretanto, apesar do relato do prefeito, existem evidências em foto e vídeo de que os funcionários derrubaram pelo menos duas árvores típicas do cerrado. “Sabemos que não foi só poda, porque temos foto do ipê derrubado”, disse o vereador Moises Victor Magalhães sobre a alegação do prefeito. Além disso, destaca que a pior parte desse caso é a forma como a mulher foi vítima de um abuso verbal. “Eu espero que a justiça seja feita e puna esse funcionário”.

Leia também:

Mulheres e Poder III: juízas e promotoras enfrentam criminalidade e machismo

Passamani, Robinho e Daniel Alves: Ilustradores da violência contra a mulher

Raiz da violência de gênero está nas relações de poder entre homens e mulheres