Mulher flagrada com sem-teto estava em fase maníaco-psicótica

A paciente, que está internada, tem relatório psiquiátrico apontando “hipótese diagnóstica de transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica”

Nesta sexta-feira, 25, foi divulgado o relatório psiquiátrico da moradora de Planaltina (Distrito Federal), Sandra Mara Fernandes, 33, flagrada mantendo relações sexuais dentro de um carro com Givaldo Alves, 48, que vive em situação de rua. O documento médico aponta “hipótese diagnóstica de transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica (F31.2 CID-10)”.

O caso ocorreu na noite do dia 9 de março. Seis dias depois, 15, o laudo foi feito. Na manhã seguinte ao flagrante, a mulher foi internada no Pronto-Atendimento do Hospital Regional de Planaltina (HRPL), pois estava em um quadro de delírio e alterações comportamentais. No mesmo dia, a mulher foi avaliada por médicos psiquiátricas no Hospital da Base, onde foi diagnosticada com bipolaridade em fase maníaco-psicótica. Após consultas, os médicos decidiram interná-la. Em 14 de março, Sandra foi encaminhada ao Hospital Universitário de Brasília (HUB).

No HUB, o psiquiatra Mário de Abreu Gonçalves, citou no laudo um quadro de taquipsiquismo (aceleração do ritmo do pensamento), com hipervigília (episódio maníaco), hipertimia (excesso de agitação), comprometimento da crítica e conteúdo delirante. O Jornal Correio Braziliense teve acesso ao documento e destacou no texto assinado pelo médico que “acredita-se, neste momento, em razão de seu estado psicopatológico que a paciente não é capaz de responder por si, tampouco de exercer vários atos da vida civil, em especial o de assinar documentos e procurações, assim como de celebrar contratos ou contratar serviços de qualquer natureza”. Não há previsão de alta para a mulher.

O laudo médico aponta que desde janeiro, Sandra já havia apresentando sinais de alteração mental psicótica. “Foram descritas: alucinações auditivas, delírios grandiosos e de temática religiosa, hipertimia, falso reconhecimento, comportamentos desorganizados e por vezes inadequados”, descreve o médico no documento. Os comportamento desorganizados são entendidos como gastos excessivos, doação de pertences, resistência em se vestir e hiperreligiosidade. “Consta ainda histórico de síndrome depressiva reativa em 2017 e estado de aceleração mais atenuado em 2018, este último marcado por hipertimia com taquipsiquismo e aumento considerável de suas atividades”, finaliza Gonçalves.

24 respostas para “Mulher flagrada com sem-teto estava em fase maníaco-psicótica”

  1. Avatar Iris Pequeno disse:

    As pessoas precisam urgentemente desenvolver um mínimo de empatia antes de julgar os outros .
    Quem sabe se todos cuidassem mais da própria vida já daria uma melhorada!

  2. Avatar Celyah disse:

    Qdo o marido flagou ela com o morador d rua Ela defendeu o rapaz dizendo q foi consensual
    Com repercussão do caso Vem laudo médico dando explicações sobre o comportamento dela Tem algo estranho nisso tudo Se ela estava em surto pq a sogra adeixou sozinha Seria melhor encerrar esse caso, pois um inocente q nada tem a ver, o morador d rua, poderá pagar por algo q não fez, Seja não a estuprou Ele foi convidado, não sabia kem ela era , ele não tem dinheiro está jogado , e a família dela tenta colokar culpa, já q foi consensual *Fim desse assunto* Q arrumem um emprego para esse rapaz p(ter uma vida digna, pois da para petceber q ele tem estudo e conhecimento Será q não eh a mão d Deus sobre ele para ajuda lo para uma vida decente e digna como todos deveriam de ter

    • Avatar Anônimo disse:

      Da pra perceber que vc não entende nada de saúde mental, quando a mulher disse que foi consensual não estava em sã consciência… Que mulher em sã consciência ia se envolver sexualmente com um morador de rua? A mulher linda, poderia ter o homem que quisesse… Ele não é coitado, uso e abusou da mulher, e ainda expôs com detalhes tudo que fez… A mulher tem família, pais, filhos, amigos. Tenhamos um pouco de empatia…. Eu sei bem como é isso, minha mãe por 7 anos, teve alucinações e ouvia vozes, ficou sem falar com ninguém, não abria a boca por nada. Não podemos julgar.

    • Avatar Edimilson disse:

      Um dos melhores se não o melhor comentário que li. E tem a exposição da mulher, independente dela está em surto ou não, ela não merece essa exposição, degradação de sua imagem.

    • Avatar Carlos Roberto disse:

      Parabéns pelo teu comentário. Essa mulher não deveria estar sozinha em tão pouco dirigindo um carro já que ela tem algum problema ela tinha que está andando acompanhada ou estar se tratando fora da sossiedade.

  3. Avatar JESUS AMERICO COUTO CORREA disse:

    Caramba ela tem a mesma minha doença!
    Se eu pular a cerca será que vão me defender assim também?

  4. Avatar Rita Hasters disse:

    O transtorno bipolar de humor é uma doença muito séria e, na maioria das vezes, as pessoas q não conhecem o problema, costuma rotular pejorativamente, dizem q a pessoa é bipolar, simplesmente, pq a outra pessoa tem um humor instável, sendo q o problema é muito mais complexo. Só mesmo quem tem, sabe o sofrimento q é essa doença. Entendo, perfeitamente, o surto dela pq, com certeza, estava sem tratamento, sem medicação, o q é essencial para não entrar em surto. Ela vai se recuperar a partir do efeito da medicação acertada. Já o “sem teto”, é uma pessoa q se expressa bem, tem conhecimento de vários aspectos da vida, necessita somente de uma oportunidade! Que Deus coloque em suas mãos tal oportunidade.

  5. Avatar Sueli disse:

    N vi o vídeo pq n gosto ver violência mas se ela n taça bem como iria dirigir eu acho q ela taça cm MT ciúmes MT raiva do marido e quis só se vingar e pegou coitado como poderia ser outro .tbm MT estranho o marido encontrar o carro agora é fácil contratar medico talvez amigo pra dar laudo dizendo q ela ta doente eu acho q poderia algum advogado ajudar o rap as e procurar centros médicos o prontuário dela nesta altura já sumiu ne o rapaz q tem q pedir indenização pra família já q ela é doente n poderia ta só na rua tomara q algum advogado da direita faz isso deputado ajuda este rapaz embora q eu n concordo cm ele deveria ter pulado fora mas cara mora na rua n pensou mts homens morrem por isso por n pensar .meu sobrinho morreu cm 9 tiros 22 anos ,30 anos atrás pq namorava moça ex dela era tranqueira por ciúmes matou menino bom trabalhador

  6. Avatar Anônimo disse:

    Da pra perceber que vc não entende nada de saúde mental, quando a mulher disse que foi consensual não estava em sã consciência… Que mulher em sã consciência ia se envolver sexualmente com um morador de rua? A mulher linda, poderia ter o homem que quisesse… Ele não é coitado, uso e abusou da mulher, e ainda expôs com detalhes tudo que fez… A mulher tem família, pais, filhos, amigos. Tenhamos um pouco de empatia…. Eu sei bem como é isso, minha mãe por 7 anos, teve alucinações e ouvia vozes, ficou sem falar com ninguém, não abria a boca por nada. Não podemos julgar.

  7. Avatar Sandra Nascimento disse:

    Eu vejo nesta situaçso, que o marido ê total responsável pelos atos da esposa, já que em anos passados ambos viveram crises desta mulher. Responsabilidade totalmente do marido.

  8. Avatar Agripino Guedes disse:

    Sei qual foi o surto dela, mudou de nome AGORA?😂😂😂😂

  9. Avatar Suzana Hufner Fonseca De almeida disse:

    Bom diaaaaa. Que Deus a ajude, que ela se trate seriamente com um medico, que o morador de rua tbem nao seja julgado, desejo o melhor pra cada um, a gente nao está julgando, mas que cuide da sua saúde.A minha opinião se fosse uma pessoa humilde, de baixa renda seria semvergonha, seria da pior espécie, ninguém daria importância.Somos todos iguais independente da situação financeira.

  10. Avatar Geuda disse:

    Eu entendo que essa moça estar em crise psicótica,mas ela fez um convite para um homem onde ele não sabia que ela era uma pessoa que estava em crise de bipolaridade,entendo o caso como que ele não tem culpa,ele simplesmente atendeu um pedido dela ,a família sabendo da situação bela precisa acompanhar ela melhor e assim teria evitado tudo isso.

  11. Avatar juarez rezende araujo disse:

    Vai virar deputado.Quem quer apostar? O que tem de corno querendo votar nele nao ta no gibi.

  12. Avatar Bianca disse:

    Isso aí eu chamo e de feitiche. Não tem surto psicótico nenhum. Só que o caso escandalizou , aí querem achar desculpas para safadeza . Me poupe, se poupe e nos poupe.

  13. Avatar Clodoaldo Silva disse:

    Paz a TODOS.

    O Laudo é TÉCNICO e CIENTÍFICO ; aqui temos uma realidade clínica da paciente (Mulher, Mãe e Esposa).

    Na frente da televisão e ou de um smartphone temos homens e mulheres que com suas BANDEIRAS EMOCIONAIS se posicionam e julgam de acordo com suas crenças.

    Enquanto a mulher segue internada com seu ESPOSO SOFRENDO COM HOMBRIDADE – vemos OPORTUNISTAS buscando “OBTER LUCROS à custa de um HOMEM heterossexual que embora TRANSVESTIDO DE VITIMA iimaginária de UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA”.

  14. Avatar Dilma Inês Lucas disse:

    A família se descuidou dela. Deixou que dirigisse e andasse sozinha sabendo que desde 2018 vinha apresentando sinais de doença mental. O rapaz em situação de rua antes não tinha condições de saber do quadro dela , agora tem que parar de se gabar, parar de se autointitular garanhão. As pessoas têm que cessar os compartilhamentos, senão daqui a pouco vamos tê-lo como governador e já estamos cansados de gente incompetente na política.

  15. Avatar Luiz phillipe disse:

    Celyah, o sexo ter sido consentindo pela mulher psicotica por si só já não é algo definido como correto, por outro lado o homem de fato não teve culpa, porém ele se enaltecer com o feito é errado, as pessoas têm que ter empatia com as outras independente da situação e este senhor morador de rua tem que pensar que ficar por aí contando o ocorrido não é certo assim como também não é certo as pessoas colocarem ele num pedestal pelo feito, o ser humano é um ser muito complicado..

  16. Avatar Juliano Peronio disse:

    Pelo amor de Deus,,a mulher nunca teve nada,, agora que aconteceu isso,,,
    Ele tem bipolaridade,, sofre disso, sofre daquilo,,, vamos crescer um pouco.

  17. Avatar Paulo André disse:

    Deus deu uma vida pra cada um, então seria melhor cada um cuidar da sua.

  18. Avatar Jonas Teixeira disse:

    ***COMO BRINCO DE OURO NO FOCINHO DE UMA PORCA, ASSIM É A MULHER FORMOSA QUE NÃO TEM JUÍZO. PROVÉRBIOS 11:22.

  19. Avatar Samara Araujo Ribeiro disse:

    O que acho interessante é que não vi nenhum dos jornais publicando isso em canais do Instagram, a mídia devia espalhar isso da mesma forma que divulgou a tal entrevista com o ” mendigo”.

  20. só quem sabe o que é transtorno bipolar o processo não é fácil, jamais essa moça poderia ser exposta desejo á ela que façam um tratamento digno com a força do amor á ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.