Uma mulher de 23 anos foi presa nesta quinta-feira, 24, por manter 15 cães em situação de maus-tratos, em Goiânia. Alguns animais, inclusive, estavam se alimentando da carcaça de um filhote. Ao todo, a tutora mantinha 12 cachorros adultos e quatro filhotes, sendo um morto.

Segundo a delegada Simelli Lemes, os animais, que estavam desnutridos, viviam em condições precárias de higiene. A ração ficava espalhada pelo chão coberto por fezes, sendo que os cães não tinham acesso a água. Eles também não tinham abrigo para se protegerem das condições climáticas, ficando expostos ao sol e à chuva. 

“Recebemos uma denúncia anônima e fomos verificar. Ao chegar no local nos deparamos com os animais. Alguns estavam muito magros, principalmente os filhotes. A tutora alegou que ia ao local em dias alternados e que limpava um ambiente por vez. Ela falou que se mudou do local há duas semanas, mas a situação era incompatível com o relato”, explicou a delegada.

O filhote morto foi recolhido pelo Instituto de Criminalísticas, sendo que um ofício foi enviado para a Divisão de Vigilância e Controle em Zoonoses para recolher os cães sobreviventes. A tutora, por outro lado, aguarda audiência de custódia. 

“A zoonoses ainda não recolheu os animais. A tutora pode responder por maus-tratos qualificado pela espécie canina, com causa de aumento pelo resultado morte. A pena pode chegar a cinco anos de prisão, podendo aumentar até 1/3 devido a morte”, concluiu Simelli.