Após interferência de vereador, mulher consegue agendar cirurgia aguardada há dois anos

Vendedora consultou com dermatologista em 2020 e seguimento cirúrgico foi marcado em janeiro de 2022

Em 2020, Thay Araújo, 34, se consultou com uma dermatologista no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Nova Era, na Vila São Tomaz, em Aparecida de Goiânia. O motivo era um cisto na perna. Depois do encontro com a profissional, Thays recebeu um encaminhamento para a realização de uma pequena cirurgia de remoção da lesão. Porém, até esta semana a vendedora ainda aguardava ser chamada para a realização da cirurgia, após dois anos da solicitação.

Esperado o tempo desde a consulta, Thays imaginou que um novo atendimento para receber um encaminhamento mais recente poderia ser uma melhor alternativa do que o tempo da espera. Na segunda-feira, 17, a vendedora ligou na Ouvidoria da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e foi informada de que nada poderia ser feito e que deveria ser aguardado outro pedido. Para resolver a questão, Thays procurou o vereador Isaac Martins (PL). Com o apoio do político, a vendedora conseguiu o agendamento da cirurgia para o dia 26 deste mês.

“Eu sei que teve a pandemia que afetou essa questão, porém é um direito meu. Acredito que uma pequena cirurgia, que não gasta nem uma hora para estar fazendo, já poderia ter sido realizada, uma vez que não requer internação, é um procedimento rápido e esperei por dois anos por ele”, disse Thays. Procurada pelo Jornal Opção, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ainda não se pronunciou a respeito. 

Atualmente, não existe lei referente a quanto tempo um paciente deve esperar por um exame, tratamento médico ou procedimento cirúrgico no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pesquisa realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com base nos dados do SUS de 2019, apontou que o tempo médio para um paciente ser atendido na rede pública é de 493 dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.