Mudanças de humor e irritabilidade podem ser sintomas de esgotamento profissional

Síndrome de Burnout é um distúrbio acarretado por situações de trabalho desgastante

Foto: Reprodução

Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio acarretado por situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Segundo especialistas, a principal causa desse distúrbio é o excesso de trabalho. Eles destacam que o problema é comum em profissionais como médicos, enfermeiros, professores, policiais e jornalistas.

Dentre os sintomas da Síndrome de Burnout estão cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança, negatividade constante, sentimentos de derrota e desesperança, sentimentos de incompetência, alterações repentinas de humor, isolamento, fadiga, pressão alta, dores musculares, problemas gastrointestinais e alteração nos batimentos cardíacos.

Conforme o caso, os profissionais indicados para o tratamento são o psiquiatra e o psicólogo. O diagnóstico, por sua vez, é feito após a análise clínica do paciente, e o tratamento é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos antidepressivos e/ou ansiolíticos.

É importante ressaltar que o tratamento para problemas relacionados a transtornos mentais é oferecido de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é só procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), responsável pelo primeiro atendimento ao paciente, e o caso deverá ser encaminhado aos centros especializados.

Além disso, pela legislação, portadores de Burnout têm direito à licença médica e, em casos considerados graves, até à aposentadoria por invalidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.