Mudança do nome do PMB para “Brasil 35” é um atrativo para possível filiação de Bolsonaro

A mudança do nome estava em discussão desde 2017, inclusive registrado em ata. O principal objetivo é atrair maior número de filiados, que tem rejeição a denominação anterior.

Foto: Divulgação

O Partido da Mulher Brasileira (PMB), uma das siglas cotadas para abrigar o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, aprovou neste sábado, 24, a mudança no nome da legenda em reunião da executiva nacional, no Rio de Janeiro. O PMB passou a se chamar oficialmente “Brasil 35” — 35 é o atual número do partido.

De acordo com o presidente estadual da sigla, Santana Pires, a mudança do nome estava em discussão desde 2017, inclusive registrado em ata. O principal objetivo é atrair maior número de filiados. “O PMB tem rejeição para a filiação de algumas pessoas. Então, juntamos o útil ao agradável. Não é só por causa do Jair [Bolsonaro]”.

Segundo Santana, a presidente nacional do partido, Suêd Haidar tem conversado com Bolsonaro, que já havia falado sobre a possibilidade de mudança da nomenclatura. “É um atrativo porque se o presidente se filiar também ia querer a troca do nome”. O Brasil 35 disputa a preferência do presidente com o Patriota e o Democracia Cristã (DC).

O vereador Edgar Duarte Careca também confirma a negociação de Bolsonaro para filiação ao Brasil 35. “O partido tem total interesse em ter o presidente. Mas eu vejo uma dificuldade por ser um partido pequeno, não ter tempo de televisão e fundo partidário”.

Santana Pires nega e diz que Bolsonaro já deixou bem claro não tem empecilho sobre essas questões de recursos. “O PSL também era um partido pequeno [em 2018]. O que influencia é a rede social. O partido tem só a ganhar e a crescer com Bolsonaro.”

O PMB foi fundado em 2008, mas só conseguiu obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015. Na última eleição municipal, elegeu apenas 46 vereadores e uma única prefeita. O PMB não tem nenhum deputado federal ou senador. Em março deste ano, o agora Brasil 35 somava 48.341 filiados. O novo nome depende ainda de aprovação no TSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.