MPGO realiza seminário sobre suicídio com transmissão ao vivo no YouTube

Evento ocorre no auditório do edifício-sede da instituição no Jardim Goiás, em Goiânia

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realiza, na próxima quarta-feira, 25, às 8h30, o seminário “Setembro Amarelo: suicídio infantojuvenil e o desalento existencial na contemporaneidade”. O evento, que ocorre no auditório do edifício-sede da instituição no Jardim Goiás, em Goiânia, é transmitido também pelo canal da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump) no YouTube.

De acordo com o MPGO, o seminário é destinado a profissionais da Saúde, da Educação, da Assistência Social, Conselheiros Tutelares, Corpo de Bombeiros, além de estudantes e pessoas com interesse no tema. Ele traz em sua programação a palestra Perfil epidemiológico das violências autoprovocadas: tentativa de suicídio e automutilação. Quem fala do tema é a analista do Contecta-Sus, Ângela Lima, e também a médica Marta Maria Alves da Silva.

Na sequência, serão realizadas duas mesas-redondas. A primeira com o tema Suicídio e saúde mental infantojuvenil, mediada por Ronaldo Celestino da Silva, psicólogo do Capsi, com participação das professoras da Universidade Federal de Goiás (UFG): Maria das Graças Brasil, Altair José dos Santos, Maria Amélia Dias Pereira, e do diretor do Instituto Olhos da Alma Sã,  Jorge Antônio Monteiro de Lima.

A segunda mesa abordará a Prevenção e promoção à saúde: rede intersetorial de atenção às crianças e aos adolescentes em situação de automutilação e risco de suicídio, mediada pela psicóloga da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis, Paula dos Santos Pereira, e pela promotora de Justiça e coordenadora da Área da Saúde do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Karina D’Abruzzo. Participam desta mesa: a superintendente de Modalidades e Telemáticas Especiais da Secretaria de Estado da Educação, Núbia Silva, e as psicólogas Vitória Costa Fernandes e Railda Martins.

Encerram as atividades a palestra Intervenções em crise: situações de risco de suicídio, com os psicólogos Jorge Antônio Monteiro de Lima, Elisângela dos Santos e Ronaldo Celestino da Silva Júnior.

O seminário é uma promoção da Esump, das Áreas de Atauação da Súde e da Infância e Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional; além do Centro Estadual de Atenção Psicossocial e Infantojuvenil (Capsi). A Rede de Atenção à Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos do Município de Goiânia e a Secretaria de Saúde de Goiânia também são entidades apoiadoras da atividade. (Com informações do MP-GO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.