MPF investiga distribuição de cloroquina em comunidades indígenas
02 julho 2020 às 23h38

COMPARTILHAR
Apuração também pretende descobrir se houve acesso aos territórios sem autorização dos povos que vivem nas regiões

O Ministério Público Federal em Roraima abriu uma investigação nesta quinta-feira, 2, para apurar a distribuição de cloroquina em comunidades indígenas e o acesso aos territórios sem autorização dos povos que vivem nas regiões.
Equipes do Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e da Fundação Nacional do Índio (Funai) estão nas regiões da Terra Yanomami e da Raposa Serra do Sol, realizando uma ação de saúde relacionada ao coronavírus.
O MPF-RR pretende descobrir se houve o desrespeito ao isolamento de comunidades que temem os ricos de infecção pelo coronavírus. O Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, foi até a região nesta quarta-feira, 1°.
“O objetivo é apurar a distribuição de cloroquina às comunidades indígenas, o ingresso nos territórios sem prévia consulta de seus povos – em desrespeito à decisão de isolamento de muitas de suas comunidades -, a violação das regras de distanciamento social, a presença expressiva de meios de comunicação em contato com os indígenas e a eficiência de operação com vultoso gasto de recursos públicos” declarou Azevedo.