MPF goiano quer suspensão das propagandas “Somos Todos Brasil”

Campanha de comunicação da União sobre as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro é questionada pelo conteúdo dos vídeos por não contribuírem para informar sobre “aspectos verdadeiros” das políticas, programas e ações

O cantor Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, canta a música "Somos Todos Brasil" nas propagandas | Foto: Reprodução

O cantor Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, canta a música “Somos Todos Brasil” nas propagandas | Foto: Reprodução

Vem de Goiás o pedido de suspensão da campanha publicitária “Somos Todos Brasil” do governo federal para as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. O procurador da República Ailton Benedito de Souza, do Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO), fez na terça-feira (12/1) recomendação à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) para que retire do ar os vídeos da “Somos Todos Brasil”.

De acordo com o MPF-GO, a propaganda, bancada arrecadação de impostos pagos pelos brasileiros, não atende aos princípios da publicidade, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. O órgão enfatiza que o governo deve prestar informações “verdadeiras” ao cidadão.

“Isto porque as peças publicitárias não contribuem para informar, objetivamente, sobre aspectos verdadeiros e relevantes do torneio, como, por exemplo, as responsabilidades da União, do estado do Rio de Janeiro, da cidade do Rio de Janeiro, do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Olímpico Brasileiro; nem sobre as ações, programas e políticas públicas que foram estabelecidas entre as condições para que o evento se realizasse naquela cidade; as isenções fiscais concedidas; os financiamentos com recursos públicos subsidiados para a construção das edificações que sediarão as competições etc”, informou o MPF-GO.

O procurador Ailton Benedito disse entender que a campanha desinforma a sociedade sobre a “verdade econômica, administrativa, política, social e moral experimentada pelo Brasil e os brasileiros”. Segundo Benedito, os vídeos estimulam no inconsciente coletivo o sentimento favorável ao governo federal, e não às Olimpíadas.

Como um dos argumentos para sustentar a desinformação realizada pelo governo federal na campanha publicitária, o procurador cita o acesso à informação mais utilizado pela população.

“Desinformação que se agrava, em consequência da vulnerabilidade sociocultural da maior parcela da sociedade brasileira, que tem na televisão o único veículo de informação, em cujos programas jornalísticos aquela propaganda tem sido massivamente divulgada.” Leia aqui a recomendação na íntegra.

Resposta

De acordo com a recomendação, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República tem dez dias a partir de sua notificação para emitir uma resposta ao MPF-GO se acatará o pedido do procurador. O órgão do governo federal deve também informar quais serão as providências tomadas.

Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, canta a música “Somos Todos Brasil” nas propagandas da campanha do governo federal. Assista abaixo os vídeos contestados pelo MPF-GO:

https://www.youtube.com/watch?v=1Vb6gk7M_R4

https://www.youtube.com/watch?v=N9XGUI3-Qo0

3 respostas para “MPF goiano quer suspensão das propagandas “Somos Todos Brasil””

  1. Avatar Roger disse:

    É incrível como esse fla-flu politico intoxicou o tucanistão do sul (SP) e o tucanistão do norte (GO).

    Isso me lembra da ação do MP de SP para paralisar as obras das ciclovias usando o argumento de que a cor que estava sendo utilizada (vermelho) era uma propaganda subliminar do partido do prefeito Haddad.

    O MP foi capaz de ignorar que o vermelho é o padrão internacional para ciclovias, tudo por causa do seu viés ideológico que não permite enxergar sequer um palmo além do próprio bico.

  2. Avatar Júnior Brasil disse:

    Sempre o mesmo paspalho de Goiás…

  3. Avatar Hermilio Maia disse:

    Roger,
    Vermelho nao e o padrao international para ciclovias, Nos EUA a cor aprovada e o verde.. Internacionalmente, azul, verde e vermelho sao utilizados, mas vermelho nao e universal, como voce proclama. Parece que a cegueira neste caso e sua, nao do MP de SP.

    Aqui esta o link para a Federal Highway Administration
    http://mutcd.fhwa.dot.gov/resources/interim_approval/ia14/index.htm

    Tendo em conta seu nome, acredito que leia Ingles.

    No Canada, ou nao sao pintadas, separadas por faixa branca (tambem comum nos EUA), ou sao verdes, com azul nas faixzs de espera em esquinas.

    https://www.google.com/search?q=bike+lanes+in+canada&espv=2&biw=1280&bih=598&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiwz_WE0PDKAhUDmpQKHa0QCCgQsAQIGw

    Na Europa, parece ser uma colcha de retalhos, verde, vermelho e azul.

    https://www.google.com/search?q=bike+lanes+in+europe&espv=2&biw=1280&bih=598&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjpsO780PDKAhXHX5QKHTLUDvUQsAQIGw

    Nestas alturas do campeonato, acredito que o Brasil esta dando sinal de que o PT ja passou da conta, e que o povo brasileiro, com excecao de doutrinados , militantes e inocentes uteis ja cansou desta baderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.