MPB nos bares goianienses será declarado como patrimônio cultural da cidade
03 maio 2022 às 19h33

COMPARTILHAR
Em outubro, época do aniversário de Goiânia, monumento de homenagem aos músicos será inaugurado na Praça Tamandaré
Nesta terça-feira, 3, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, assinaram o decreto que declara oficialmente o movimento “Goiânia, capital da MPB ao vivo nos bares” como bem do patrimônio cultural. Para celebrar o fato, Cruz anunciou a construção de um monumento em homenagem aos artistas na Praça Tamandaré. A obra será assinada pelo artista Siron Franco e tem previsão de entrega para o dia 24 de outubro, aniversário da cidade.
Desde os anos 1970 a musica popular brasileira é propagada nos bares da capital. Hoje em dia, apesar da cidade ser conhecida como o seleiro da música sertaneja, há ainda grande presença da MPB. Durante a assinatura do documento, no qual estiveram presentes representantes do terceiro setor e da classe artística, Rogério Cruz ressaltou que ele, assim como Zander Fábio, são músicos, e que é necessário valorizar essa arte como história e memória de um povo, além de meio de renda para muitas famílias. “Legitimamos a presença da música como arte, entretenimento e meio de renda para quem faz e vive dela”, ressalta o prefeito.
Para o titular da Secult, o decreto concede “valor, incentivo e reconhecimento à importância da cultura para o bom desenvolvimento da cidade”. O cantor e compositor Fernando Perillo, pioneiro no movimento, destaca que a assinatura do decreto representa um dia histórico. Ele recordou seu começo no cenário musical goianiense ainda na década de 1970, nos bares da capital, e afirma que a MPB na noite colocou Goiânia como referência para o resto do Brasil. “O clima favorável nos bares sempre contribuiu para a música ao vivo, e possibilitou a profissionalização de muitos músicos, como eu”, disse.
Fernando Perillo diz que é “alegria perceber que a força da música ao vivo permanece”. “A MPB nos bares ainda emprega muita gente e difunde a cultura na capital, por isso, me sinto muito feliz, reconhecido e representado por esse momento tão especial”, afirmou.
Monumento
A obra que deverá ser entregue em outubro será assinada por Siron Franco e estará exposta na Praça Tamandaré. A escolha do local se deve a, historicamente, por ter abrigado bares, ao longo das décadas de 1970 a 1990, que serviram de palco a artistas da MPB.