O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás (PC-GO), deflagrou na manhã desta terça-feira, 18, a Operação Cifra Vermelha, voltada para desarticular uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro ligada à facção criminosa Comando Vermelho.

A ação teve como alvo o sequestro de R$ 28.108.51,70 e diversos veículos pertencentes aos investigados. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva e temporária, atingindo diretamente integrantes da facção.

As apurações começaram há cerca de um ano e envolveram a quebra de sigilos e análise minuciosa de um extenso fluxo financeiro. O trabalho revelou que membros do Comando Vermelho, atuantes no tráfico de drogas, criaram empresas de fachada com o único propósito de receber, ocultar e difundir recursos ilícitos.

Segundo o Gaeco, um casal exercia papel de liderança nesse núcleo financeiro. Para movimentar valores, chegaram a utilizar contas bancárias abertas em nome dos próprios filhos adolescentes, de 12 e 14 anos, ocultando depósitos feitos por traficantes ligados à facção em Goiás.

As investigações também apontaram que centenas de indivíduos ligados ao Comando Vermelho utilizavam as empresas “laranjas” criadas pelo casal e por pessoas sob sua influência para transacionar milhões de reais. Um contador, responsável pela criação dessas empresas falsas, foi preso durante a operação.

Documentos e aparelhos eletrônicos apreendidos serão agora analisados para identificar outros possíveis núcleos financeiros da facção no estado.

O MP-GO destacou que a Operação Cifra Vermelha integra uma série de ações recentes contra organizações criminosas em Goiás, como Sintonia Goiás, Família, Irmandade do Crime, Honoris Criminis, Mensageiro, Sintonia do Entorno, Laço Oculto e Vigília.

Leia também:

Polícia detalha fraude em contrato da gestão Rogério Cruz; empresa “achada na internet” recebeu R$ 11,6 milhões em 35 dias

Goiânia amplia para oito os Centros Municipais de Vacinação com atendimento diário

Operação Reincidentes mira facção nacional e cumpre 23 mandados em Goiás e no Rio de Janeiro