Movida pela fé, comitiva de Caiado percorre a pé de Goiânia a Trindade

Governo de Goiás intensifica ações de saúde em preparação para Romaria do Divino Pai Eterno, que será realizada de 24 de junho a 3 de julho

O pré-candidato à reeleição a governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera nesta quarta-feira, 22, a partir das 18 horas, comitiva do Governo de Goiás e da Prefeitura de Trindade em caminhada pela GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros, entre Goiânia e a capital da Fé. Com apoio do governo estadual, a 182ª Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno volta a ser realizada de forma presencial de 24 de junho a 3 de julho, após dois anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19. A expectativa é receber cinco milhões de fiéis em Trindade.

Com atenção voltada para a população, o Governo de Goiás intensifica, em parceria com a Prefeitura de Trindade, medidas de promoção à saúde para os participantes da festa. Para todas as pessoas que participarão da Romaria do Divino Pai Eterno é recomendado o uso de máscaras e a atualização da carteira vacinal com a conclusão do ciclo de imunização contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço, pois existe circulação ativa do vírus. O reforço da vacina é essencial para a proteção, diminuindo o risco de agravamento da doença. Também é importante a manutenção dos protocolos sanitários com higienização constante das mãos e uso de álcool gel 70%.

“Além do uso da máscara e higienização das mãos, é muito importante alcançarmos altas coberturas vacinais com pessoas com esquema vacinal completo”, alerta o secretário da SES, Sandro Rodrigues, destacando que é consenso que a vacinação contra a Covid-19 confere uma proteção efetiva contra o agravamento de casos e óbitos. Durante a Romaria, o município de Trindade irá realizar vacinação contra Covid-19 e Influenza, com apoio de duas vans, sendo um destes veículos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Com o apoio do Governo de Goiás, a Prefeitura de Trindade também disponibilizará seis pontos de atendimento multiprofissional, compostos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulâncias, que estarão disponíveis para o atendimento de fiéis que precisarem de socorro médico. Também foi intensificada, nas últimas semanas, a atualização da caderneta vacinal. Entre 18 de maio e 10 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e “Vacimóvel” orientaram e fizeram busca ativa para imunizar a população.

Testagem

Durante o evento religioso, será realizada ampla testagem dos participantes, principalmente, em pessoas com sintomas respiratórios e contatos de casos suspeitos ou confirmados. Serão disponibilizados três pontos de testagem com equipes do município e será feito o monitoramento (por parte da vigilância epidemiológica municipal) dos casos positivos e de seus contatos. O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) será um dos locais com testes disponíveis durante a romaria.

Ações de saúde

Outra preocupação relacionada à saúde dos romeiros é com o aumento de arboviroses – doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Trindade intensificou ações contra o mosquito, em ação realizada entre os dias 6 e 10 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.