Morre primeiro aluno da UFG por Covid-19

Hilário Ab Reta Awe Predzawe, de 43 anos, era indígena da Aldeia Xavante Nossa Senhora de Guadalupe. Ele cursava o 5º ano de Pedagogia na instituição

Estudante indígena da UFG, Hilário Ab Reta Awe Predzawe foi primeiro aluno vítima da Covid-19 na instituição | Foto: Reprodução/DCE-UFG

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) teve registro de morte entre seus discentes pela Covid-19. O estudante indígena Hilário Ab Reta Awe Predzawe, de 43 anos, era aluno do 5º período de Pegagocia na UFG. Ele estava com sua família, na Aldeia Xavante Nossa Senhora de Guadalupe, em Barra do Garça, no estado do Mato Grosso.


Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG) comunicou o falecimento do aluno e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Hilário. Leia na íntegra:


“É com muito pesar que, nós do DCE UFG, prestamos nossas condolências pela morte do estudante indígena Hilário Ab Reta Awe Predzawe, de 43 anos, em decorrência do Covid-19. Hilário era estudante do 5. período do curso de Pedagogia na UFG e estava morando em sua Aldeia Xavante Nossa Senhora de Guadalupe, em Barra do Garça – MT.


Essa é, infelizmente, a primeira morte de um estudante da UFG por Coronavírus. O luto se faz necessário em um momento que o nosso país atravessa os maiores indices de contaminação, casos confirmados e óbitos pelo vírus. Também demonstra a fragilidade sanitaria que nós estamos expostos pela falta de ações governamentais efetivas no combate ao Covid-19. Sobretudo, para estudantes indígenas, quilombolas e baixa renda que fazem parte da população mais vulnerável.


A nossa solidariedade à família, amigos e colegas de curso de Hilário e desejamos forças para continuarem conosco na luta por um mundo mais justo e humanizado para todos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.