Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

13 maio 2025 às 16h27

COMPARTILHAR
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu aos 89 anos, nesta terça-feira (13). A informação foi confirmada nas redes sociais pelo presidente Yamandú Orsi. Pepe, que governou o país entre 2010 e 2015, estava em cuidados paliativos para aliviar a dor causada por um câncer de esôfago já em fase terminal.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Yamandú no X.
Em janeiro, ele revelou que o câncer havia se espalhado por todo o corpo e que não faria mais tratamento. Ontem, na segunda-feira, 12, sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolanski, disse a um jornal uruguaio que ele estava já em fase terminal e em cuidados paliativos.
Mujica era guerrilheiro pelo Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. Em 1972, um ano antes do início da Ditadura Uruguaia, Mujica levou seis tiros. Depois disso, já durante a ditadura (1973-1985), ficou 14 anos preso. Ele conseguiu fugir, mas só foi solto de fato após a Lei de Anistia.
O político e militante se tornou um símbolo da esquerda na América Latina por manter um estilo de vida simples. Chegou a ganhar a fama de “presidente mais pobre do mundo”. Além de presidente, Mujica foi deputado, senador e ministro da Agricultura. Pepe renunciou do cargo de senador em 2020, quando já enfrentava problemas de saúde.
Leia também: