Morre José Afonso da Silva, professor Emérito da USP em direito constitucional e jurista mais citado no STF
25 novembro 2025 às 15h15

COMPARTILHAR
Morreu nesta terça-feira, 25, o professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), José Afonso da Silva. Considerado uma das principais referências no direito constitucional brasileiro, José Afonso tinha 100 anos e atuou como procurador do Estado de São Paulo e foi secretário de Segurança Pública no governo de Mário Covas.
José Afonso da Silva é o jurista com o maior número de citações no Supremo Tribunal Federal (STF) e contribuiu com a formação de um enorme número de profissionais dando aulas no Largo de São Francisco. Tem uma história repleta de homenagens, como o grã-cruz da Ordem do Ipiranga pelo governo paulista. Também foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.
O jurista nasceu em em 30 de abril de 1925 e chegou a São Paulo em 1947. Cinco anos depois, ingressou no curso de direito da USP após ter sido aprovado no vestibular. Mais tarde se tornou professor titular da instituição, onde lecionou até 1995.
Em 2025, recebeu o título de Professor Emérito da SanFran. Para além dos livros jurídicos, publicou romances e textos de natureza diversa. Esteve presente em momentos cruciais da história brasileira. Está entre os signatários da Carta aos Brasileiros.
Leia também:
Médicos denunciam redução de salários e acionam MP-GO contra Prefeitura de Goiânia
Temporal violento causa estragos em Rio Verde e coloca Cidade de Goiás em alerta máximo

