Morre João Malandro, pioneiro de Goiânia e torcedor-símbolo do Goiás

Ele foi o motorista de ônibus mais memorável da capital, da qual se tornou também um dos personagens mais conhecidos e carismáticos

João Malandro em solenidade que recebeu homenagem do escritor José Mendonça Teles | Foto: Arquivo pessoal

Ele foi um dos primeiros motoristas de ônibus urbano da então recém-nascida Goiânia. E depois, se tornou o mais célebre de todos eles – sempre trabalhou para a mesma empresa, a Viação Araguarina, que hoje se chama Rápido Araguaia.

Neste sábado, 21, a cidade perdeu João Alves dos Santos, o João Malandro, um de seus pioneiros e figura muito conhecida e carismática. Ficou conhecido também como torcedor-símbolo do Goiás Esporte Clube, numa época em que o grande time de hoje ainda tinha a menor torcida entre os quatro maiores da capital.

João Malandro morreu aos 95 anos. Ele estava internado em um hospital do Centro de Goiânia há mais de 15 dias em decorrência de problemas de saúde por conta da idade.

“Meu pai sempre contava com orgulho as pessoas que ele carregava sem cobrar passagem. Muitos estudantes que não tinham como ir para a faculdade na época andavam de graça com ele. A gentileza e o sorrisão sempre aberto eram o cartão de visita dele. Já ouvi muitas histórias de gratidão dessas pessoas. Isso mostra que ele foi muito feliz na profissão e um grande homem”, lembra o cronista esportivo e filho de João Malandro, João Alves Filho, que herdou o apelido carinhoso do pai.

João Malandro, que era viúvo, deixa oito filhos, 18 netos e nove bisnetos. O velório será no Jardim das Palmeiras, no setor Centro-Oeste, a partir das 20h.

10 respostas para “Morre João Malandro, pioneiro de Goiânia e torcedor-símbolo do Goiás”

  1. Avatar Walter Coutinho Magalhães disse:

    Eu mesmo,hoje médico ,quando estudante de medicina fui muito beneficiado pelo transporte gratuito que ele me proporcionou, pois eu não tinha condições financeiras de pagar.Era tão gentil e gracioso.Por isso viveu tantos anos com saúde e nas graças de Deus.Espero um dia reencontra -lo no céu.

  2. Avatar Isolina de Lourdes Rios Assis disse:

    Fazia a linha setor universitário- centro. Ia e voltava com ele da universidade. Estudei com o filho dele no segundo grau na ETFGo: Euripedes, amigo até hoje. Quem andou no ônibus com ele jamais esquecerá o sorriso aberto e a educação: amigos de todos. Que Deus lhe dê o descanso eterno. Nossos sentimentos à família.

  3. Conheci esse kabra. Gente da primeira linha. Cumprimentava e recebia diversos cumprimentos numa jornada. Se não estou enganado o homem era esmeraldino. Sera? Falei com ele muitas vezes, devido ao seu alto astral. Foi com Deus. Certamente era o mesmo rotineiro dito por outras pessoas que o homenageam aqui. Pois estive na então UCG-Católica, hoje PUC.

  4. Avatar Adriana Corrêa disse:

    Eu fui uma crianca e adolescente que pegou ônibus com ele várias vezes, sempre cordial e atencioso ele, lamento muito a perca dele….ele tratava até as crianças bem, parava antes do ponto p pegar os passageiros…pessoa maravilhosa…..agradeço a ele por tudo que fez por nós goianos

  5. Avatar Marcelo ene disse:

    Meus sentimentos 😞

  6. Avatar marcio disse:

    Tive a felicidade de ser seu passageiro na linha aeroviario setor universitario,sou torcedor do Goias como ele, sempre brincava com ele sobre o VERDÃO, sempre muito educado, amava o que fazia, eu era um moleque,hoje tenho 54 anos. Meus sentimentos a toda familia,descanse em paz grande João.

  7. Avatar Eugênio Pacelli M. Veiga disse:

    João Malandro. Um homem. Uma história.

  8. Avatar Euclenio Araujo de Oliveira disse:

    Euclenio, fui da Campininha andei muito com ele, naquela época ele brincava com todos e o seu ônibus tinha som a viagem se tornava ótima.

  9. Avatar Euclenio Araujo de Oliveira disse:

    Euclenio, fui da Campininha andei muito com ele, naquela época ele brincava com todos e o seu ônibus tinha som a viagem se tornava ótima. Agradável persona.

  10. Avatar EDUARDO F BRAGA disse:

    João Malandro, um ser humano invejável. Nossos sentimentos pela sua falta. Que ele esteja no Manto Sagrado de Nosso Senhor. Troco msgs com seu filho Malandrin. Nossos abraços a toda família!
    Com certeza ele estará rodeado de ótimos amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.