Morre goiano responsável pela construção do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes

04 maio 2024 às 14h52

COMPARTILHAR
Pioneiro na construção de Brasília e um dos responsáveis pela construção da Praça dos Três Poderes, onde ficam o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Creso Villela morreu, na sexta-feira, 3, aos 95 anos.
Villela também foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), ele morreu em casa na capital federal. O corpo será cremado no domingo, 5, em uma pequena cerimônia restrita a familiares, atendendo a pedido escrito deixado por ele. Ele deixa sete filhos e mais de dez netos
Creso Villela nasceu, no dia 17 de janeiro de 1929, em Jataí (GO), município fundado pelo seu tataravô e onde, 26 anos depois, Juscelino Kubitschek disse, publicamente, pela primeira vez, que a capital do país seria construída no interior do Brasil. O anúncio ocorreu durante um comício de sua então candidatura a presidente da República.
Creso Villela veio para Brasília em 1958, um ano depois de se formar engenheiro arquiteto, título concedida pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, aos 29 anos. Viveu o auge da construção da nova capital federal. “Nossa arquitetura moderna estava em pleno prestígio e evidência mundial”, disse ele, em uma ocasião.
Em 1959, Creso Villela foi contratado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e, com sua esposa, Ernestina, conhecida como Tininha, morou em um acampamento onde hoje fica o estacionamento do Senado. “Brasília foi um canteiro de obra extraordinário para mim”, conta ele, cuja primeira função foi fiscalizar as obras do Congresso Nacional.
“Creso Villela foi uma referência de empresário, líder sindical e ser humano. Sua partida deixará um vazio na história da cidade, especialmente na construção civil, mas também um enorme legado para as pessoas que o conheceram e para o setor seguir cada vez mais forte com seus ensinamentos”, disse o atual presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior.

Reconhecimento
A partir de 1961, como chefe da 2ª Divisão de Obras do Departamento de Edificações da Novacap, Creso Villela foi responsável pelas obras de edificação da Praça dos Três Poderes, localizada no início da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Naquele mesmo ano, ele recebeu uma carta escrita pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, em que reconhece o patriótico apoio do engenheiro arquiteto à luta travada na condução do desenvolvimento nacional.
Depois de ocupar diversos cargos de gestão pública quando a verticalização de Brasília estava em pleno vapor, em 1968, em meio a mudanças no governo, Creso Villela viu que estava na hora de investir na iniciativa privada e fundou sua construtora
Leia também:
Projeto de trens de passageiros vai priorizar ligação interestadual Brasília-Goiás
Tarifa do transporte público chega a R$ 11,70, no Entorno de Brasília, veja novos valores