Morre ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde

Arquiteto e ex-professor da UFRJ deixa esposa e três filhos. Ele estava internado no Hospital Samaritano e lutava contra um câncer na próstata há sete anos

Luiz Paulo Conde morreu na madrugada desta terça-feira, aos 81 anos | Foto: J. Freitas/Arquivo/ABr

Luiz Paulo Conde morreu na madrugada desta terça-feira, aos 81 anos | Foto: J. Freitas/Arquivo/ABr

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde morreu na madrugada desta terça-feira (21/7), aos 81 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano e fazia tratamento contra câncer na próstata. A doença havia sido constatada há sete anos.

Luiz Conde era arquiteto e entrou no mundo da política tarde, aos 60 anos. O ex-prefeito assumiu a Secretaria de Urbanismo no primeiro governo de Cesar Maia (1993-1997) e comandou o projeto do Rio Cidade, que consistiu em diversas intervenções urbanas nas vias mais importantes dos principais bairros cariocas.

Além do Rio Cidade, concluiu a Linha Amarela do metrô e também o Favela-Bairro durante sua administração municipal.

O arquiteto era simpatizante do PCB e filiou-se ao então PFL para suceder a gestão de Cesar Maia, sendo eleito no segundo turno ao derrotar Sergio Cabral Filho (PSDB). Ele participou do movimento estudantil nos anos 50 e foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 1974. Em 1995, ele publicou um livro “Luiz Paulo Conde, um arquiteto carioca”

Luiz Conde deixa a esposa, Rizza Conde, e três filhos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.