Morre ex-baterista e fundador do Ramones, Tommy Rammone
12 julho 2014 às 15h30
COMPARTILHAR
Um dos compositores de “I Wanna Be Your Boyfriend”, o músico participou dos três primeiros álbuns do grupo. Ele sofria de câncer e faleceu em Nova York
O ex-baterista e produtor do Ramones, Tommy Ramone, morreu em decorrência de um câncer no ducto biliar na última sexta-feira (11/7). O músico de 65 anos era o único remanescente do grupo e estava em casa, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, fazendo tratamentos paliativos contra a doença.
Uma nota oficial foi divulgada na página da banda, no Facebook. “É com tristeza que anunciamos a morte de Tommy Ramone, o baterista original do Ramones”, dizia o comunicado. O texto ainda reproduziu uma frase de 1978, atribuída ao músico: “Ramones não era apenas música: era uma ideia. Era o ato de trazer de volta ao rock todo o sentimento que estava faltando – foi uma explosão para dizer algo novo e diferente. Originalmente, era apenas uma coisa artística; depois, finalmente senti que era bom o suficiente para todo mundo”.
O perfil oficial do grupo no Twitter também noticiou a morte dele. “Estamos tristes de anunciar o falecimento do baterista fundador dos Ramones”, relatava a conta no microblog.
O ex-baterista nasceu na Hungria e migrou para os Estados Unidos na década de 1970 –– seu nome de batismo era Erdélyi Tamás e participou dos três primeiros álbuns de uma das bandas mais influentes da história do punk: Ramones (1976), Leave Home (1977) e Rocket to Russia (1977).
Ele coproduziu os dois últimos discos ao lado de Tony Bongiovi e Ed Stasium, respectivamente. O músico compôs sucessos como “I Wanna Be Your Boyfriend” e “Blitzkrieg Bop”. Tommy Ramone deixou o Ramones para trabalhar apenas como produtor e foi substituído por Marc Bell (Marky Ramone), ex-integrante da Richard Hell & the Voidoids.