O presidente da Federação Goiana de Basquete (FGB), Ely Toscano Pascoal, morreu na noite desse sábado, 9, em Goiânia, aos 50 anos, vítima de um infarto fulminante. O velório teve início na manhã deste domingo, 10, e o sepultamento ocorreu às 14h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, também na capital goiana.

Ely Pascoal esteve à frente da FGB desde 2009, tendo sido jogador de basquete por 24 temporadas antes de assumir o cargo de dirigente. Ele possuía uma boa relação com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e trouxe a seleção nacional para Goiás em diversas ocasiões.

Nascido em 30 de novembro de 1973, Pascoal completaria 51 anos em 2024. Nas redes sociais, amigos, colegas e ex-companheiros de federação prestaram homenagens ao dirigente.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou a morte do presidente da FGB. “A Confederação Brasileira de Basketball se solidariza com os amigos e filiados da Federação Goiana de Basketball após o falecimento do seu presidente, Ely Toscano Pascoal, na noite deste último sábado. Nossas condolências aos familiares e ao basquete goiano.”

Outras entidades também emitiram nota de pesar. A Federação Paulista de Basquete (FPB), por exemplo, disse que o “basquete nacional está de luto”. “Ely era um entusiasta, apaixonado e comprometido com o basquete e seu desenvolvimento, além de um ótimo gestor”, publicou a entidade paulista.