Morre Edu Manga, ex-meia do Palmeiras e destaque internacional do futebol brasileiro

04 outubro 2025 às 11h57

COMPARTILHAR
Morreu nesta sexta-feira, 3, o ex-jogador de futebol Eduardo Antônio dos Santos, conhecido como Edu ou Edu Manga, aos 58 anos, em Barueri, São Paulo. Ele estava internado em um hospital da cidade tratando de complicações renais.
O apelido “Edu Manga” foi dado por um ex-companheiro de equipe, Denys, que comparou o formato de seu cabelo a uma manga chupada, curiosidade que se tornou marca registrada do jogador ao longo da carreira.

Revelado na base do Palmeiras, Edu Manga estreou no time principal em outubro de 1985 e se tornou um dos grandes nomes do clube na década de 1980. Pelo Verdão, disputou 188 partidas e marcou 44 gols, conquistando a Taça dos Invictos em 1989. Entre 1987 e 1989, também vestiu a camisa da Seleção Brasileira em nove partidas oficiais, além de um jogo não-oficial.
Após o período no Palmeiras, o jogador seguiu carreira internacional, destacando-se no América do México, onde foi peça-chave na conquista da Liga dos Campeões da CONCACAF e da Copa Interamericana de 1990. Em 1992, retornou ao Brasil para atuar pelo Corinthians, em 17 jogos, antes de se transferir para o Shimizu S-Pulse, do Japão, indicado pelo técnico Emerson Leão.
Edu Manga também teve passagem de sucesso pelo Real Valladolid, da Espanha, na temporada 1996/1997, ajudando a equipe a se classificar para a Copa da UEFA e sendo reconhecido como um dos principais estrangeiros do país. Em 1998, reforçou a Universidad Católica, do Chile, e, no início dos anos 2000, atuou por clubes como Rio Branco-SP, Sport Recife e Náutico, conquistando o Campeonato Pernambucano em 2002.
Leia também:
Goiás registra três casos suspeitos de intoxicação por metanol
MP investiga suspeita de intoxicação por metanol em jovem de Itapaci